Pular para o conteúdo principal

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço


Mt 16. 24-26
·         Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida.

·         Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade).

·         O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano.
Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”.

·         O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9
... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas”.

·         Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7
A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo.

MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

Ø  Alma é psique – sede das emoções, do prazer, do gosto, da poesia, do romance.

Ø  A alma é a sede das percepções daquilo que chamamos de feio e bonito, da sensibilidade.

Ø  A alma onde se processa e de onde procedem os sentimentos mais belos e os mais horrorosos do ser humano.

O QUE É O MUNDO QUE JESUS ESTA FALANDO?

Há três palavras no grego do Novo Testamento traduzidas por “mundo”.

1.       O mundo como criação de Deus, cosmos, natureza, planeta. Jo 1. 2,10

2.       A outra palavra traduzida é o mundo da humanidade. É as pessoas, a sociedade humana, as civilizações espalhadas pela face da terra. Jo 3.16

3.       Em terceiro lugar temos o mundo sistema. Este é o mundo que Jesus esta se referindo. Ele é altamente perigoso e sedutor.

O MUNDO COMO SISTEMA DE VIDA É GUIADO POR ALGUMAS LEIS FIXAS E RÍJIDAS:

1.       Fins precisam ser alcançados não importando por quais meios.

2.        Qualquer coisa que esteja no seu caminho, que “trabalha” contra você precisa ser descartada – no mundo sacrifício é coisa de otário.

3.       Você é o centro de todas as coisas e qualquer coisa que não gira em seu torno esta mal situada no universo.

Esse é o espírito do mundo – não tem nada com seu batom, com seu corte de cabelo, etc.

Como eu perco a minha alma?

A tradicional resposta dos evangélicos fala dos cuidados com a volta de Jesus.

Quanto a esse tema entra em cena uma série de ameaças e manipulações. 

Estou falando de outra coisa. Não da perdição eterna, mas, de se perder na vida, na existência e no que a nossa existência esta relacionada: família, saúde, espiritualidade.

No mundo ninguém esta isento do risco de perder a alma: 

Ø  O empresário que acorda cedo, pega o seu carrão e acelera fundo para ganhar o mundo.

Ø  Uma mulher entre os trinta e quarenta anos que descobre que ainda pode curtir a vida e ganhar o mundo.

Ø  E por que não o pastor que espiritualiza suas ambições e sacrifica a própria vida, a família para ganhar o mundo?

Que Deus nos livre do mundo com seus encantos e fascínios.

Serra/ES
25 de setembro de 2011
Ismael.

Comentários

Postar um comentário