Pular para o conteúdo principal

A importância da Unidade nos Relacionamentos


1 Sm 1-4,

Precisamos ser curados para viver em unidade. Pessoas feridas não conseguem se relacionar de modo saudável, Porque o ferido se concentra na sua dor e não lida bem com o que acontece a sua volta.

Esse texto bíblico fala da amizade entre Davi e Jonatas, o filho do rei. Uma das mais belas amizades descrita na Bíblia. Um relacionamento de amizade pautado no respeito, no reconhecimento, na ajuda mútua e no amor fraternal.

Para viver em unidade é preciso saber se relacionar. Se relacionar bem é uma arte e uma forma de inteligência.  No mundo, aonde a gente for, precisaremos saber nos relacionar: em casa com a família, no trabalho, com os amigos etc.

  A unidade é de vital importância em todos os relacionamentos: casais sem unidade não permanecem juntos muito tempo; pais e filhos sem unidade terão constantes conflitos não resolvidos; uma igreja local sem unidade não subsistirá e amigos também precisam saber viver em unidade.

A amizade entre Davi e Jonatas nos ensina alguns princípios importantes na arte de se relacionar de modo saudável e equilibrado.

1.    Se desarmar é a primeira coisa. Ninguém consegue desenvolver bons relacionamentos armado com preconceitos e outros complexos.

a)    Há aqueles armados com o complexo de superioridade. Estes se julgam melhores do que os outros. Seus olhos estão sempre olhando o semelhante de cima para baixo. Quase sempre acompanhados de uma atitude altiva e orgulhosa.

b)    Também há aqueles armados com o complexo de inferioridade. Estes ao contrário do primeiro grupo olham as demais pessoas de baixo para cima. 

c)    Ainda há entre os cristãos os que se armam do complexo de “espiritualidade”. É o espirito de farisaísmo que encarna o pobre do crente que pensa na sua mente medíocre que é melhor que os outros apenas por ter uma falsa aparência de piedade.


2.    O segundo principio importante para se construir a unidade nos relacionamentos é a demonstração de amor incondicional. O amor deve ser a base de todo relacionamento, e amor incondicional é o amor que não Põe condições, é o amor desinteressado, é o amor que sofre, que suporta, que tem paciência, que tolera.

3.       Para ter unidade é preciso respeitar o semelhante. É preciso respeitar a cultura das pessoas, o gosto pessoal, o modo de ser, a família, a profissão. Você jamais terá unidade com alguém se viver tentando controlar as pessoas. Viva a sua vida e deixe os outros viverem a vida delas. Seja um influenciador e não um ditador.

4.       Na unidade Não pode haver competição. Relacionamento saudável é como jogar frescobol e não jogar tênis. No jogo de tênis o jogador tenta de tudo para o outro não alcançar a bola. Já no frescobol quando a bola cai os dois jogadores perdem, por isto, não competem, apenas cooperam um com o outro. É muito triste ver pessoas na família, na igreja e em outros modos de relacionamentos pessoas competirem umas com as outras. Assim todos perdem.

5.       Em quinto lugar, o mais importante na vida é ter um relacionamento vivo e real com Deus através de Jesus.

É de vital importância na construção da unidade nos relacionamentos é andar com Deus. Isso parece não ter nenhuma ligação direta na arte de se relacionar bem com as pessoas. Entretanto, não é verdade.

Quem se aproxima de Deus se humaniza mais. Quem anda com Deus se torna mais sensível ao sofrimento humano e se torna mais amoroso com o próximo.

Quem fala que anda com Deus e não tem essas características é mentiroso e a luz de Jesus não habita nele.

Deus é amor e o seu maior interessa é se relacionar com o homem. Isso é uma verdade perfeitamente possível no evangelho, pois o evangelho é Deus em Cristo se reconciliando com o mundo.

Espero que você seja feliz na sua família, casamento, namoro, amizade, igreja. Não viva apenas pra você mesmo, mas doe de si para os outros. Plante uma semente de amizade e colherás muitos amigos.


No amor de Jesus, aquele que é o melhor amigo.

Ismael Filgueira.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “ Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7 A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo. MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novam