Pular para o conteúdo principal

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".


Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor.
Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada.

Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de lado o que nos foi imposto no pacote (manual do encontro) e fazendo uma releitura totalmente imparcial de tudo, Cheguei à conclusão que o “encontro com Deus” não precisava apenas de algumas melhorias, ele precisava de uma completa reforma.
Quero destacar pra você os pontos críticos que me fizeram parar de organizar encontros com Deus do modo como a turma faz por aí.
1.       Segredo. Quando fui ao encontro pela primeira vez nos falaram que deveríamos guardar segredo de tudo que acontecia ali. A intenção com isso era atrair as pessoas pela curiosidade a participar. Temos um problema aqui com essa regra, pois o evangelho são “boas novas”, uma grande noticia de salvação. As coisas de Deus não podem ser encobertas. As coisas de Deus precisam ser feitas com transparência e honestidade, e essa estória de atrair os outros pela curiosidade não parece muito honesto e nem muito menos transparente. Nunca pedi que ninguém guardasse segredo de coisa alguma que acontecia em nossos encontros.
2.       Voto de silencio. Desnecessário e contraditório. Desnecessário primeiramente porque ninguém fica em silencio coisa nenhuma. Em segundo lugar porque é imposto e não voluntariamente. Contraditório porque vai na contra mão da comunhão que deve haver entre os cristãos. Um dos pilares da igreja no livro de Atos era a comunhão dos irmãos. E não existe comunhão sem dialogo, sem comunicação, sem poder conversar. Além de tudo, por que apenas as pobres almas dos encontristas tem que ficar em silencio, enquanto os demais falam muito e falam até o que não devem? Como as pessoas poderão fazer novos amigos se não poderem conversar? Sem mencionar que impor o silêncio a alguém é algo torturante para a maioria das pessoas.
3.       Musica repetitiva. Isso é uma técnica usada para criar uma espécie de anestesia psicológica. Essa técnica funciona com mais eficiência quando as pessoas estão em silencio sem poder conversar para expressar seus sentimentos e emoções. Muitos organizadores de encontros não tem consciência desse dano causado nos encontristas e nem mesmo a maioria dos encontristas conseguem perceber. À medida que fui percebendo isso mandei que parassem de deixar uma única musica repetindo várias vezes.
4.       Excesso de atividades. Eu considero uma crueldade o que alguns pastores andam fazendo com as pessoas em alguns “encontros”. Gente que trabalha duro, paga o retiro e tem que penar como um coitado. São palestras em excesso e quase todas muito cansativas. As pessoas vão dormir tarde da noite, acordam cedo e ainda são chamadas de príncipes e princesas. Que contradição terrível!
Sem falar dos que vão para trabalhar. Alguns voltam pra casa tão exaustos, cansados que nem aguentam ir para o trabalho na segunda-feira. Já vi muita covardia cometida contra essa boa gente bem intencionada em ajudar.
A primeira coisa que Jane e eu fizemos quando passamos a liderar os encontros foi humanizar o tratamento dado à equipe de trabalho e reduzir o numero de palestras para não ser tão cansativo para os encontristas e nem para a equipe de apoio.
5.        Ênfase no pecado e não na graça. Do começo quase até o final do encontro fala-se exaustivamente no pecado – sem falar da lista de pecado que alguns pastores incentivam as pessoas a carregar com elas o tempo inteiro. Em contrapartida, fala-se muitíssimo pouco no amor e na graça de Deus. A exceção é praticamente em apenas duas palestras: “cura interior e indo a cruz”. Toda essa ênfase que é dada ao pecado (ou ao não pecado), tem a tendência na melhor das hipóteses de deixar as pessoas legalistas e hipócritas – o que é um péssimo negocio. E na pior das hipóteses, alguns chegam a ficar neuróticos por alguns dias ou semanas. Não se espante, já vi pessoas ficarem completamente surtadas.
6.       Palestras cansativas e repetitivas. A maioria das palestras do encontro são extensas e bem cansativas, falando quase que o tempo inteiro em maldições e pecados. Melhorei o manual de palestras do encontro o quanto pude. Mas o que ele precisa mesmo é ser reformado completamente. O foco precisa ser mudado do legalismo para a graça de Deus.
7.       Gente bebendo vinagre enganado. Será que isso é algo honesto?
8.        Cruz pegando fogo e caminho em chamas. Meus amados, sejamos sinceros em admitir que isso é no mínimo uma coisa muito bizarra.
9.       Encenação de demónios. Já vi pessoas ficarem assombradas com essa encenação. Não tenho nada contra o uso da arte pela igreja, pelo contrário, tanto admiro quanto incentivo o seu uso. Mas sejamos razoáveis, o exagero para nada se aproveita.
10.   Encenação do morto. Já testemunhei tanta maluquice que você não tem ideia: já vi policial usando sua ferramenta de trabalho para dar tiro pra cima; patrulha da PM querendo entrar no sitio para saber o que esta acontecendo; gente quase enfartando de susto; encontreiro empunhando arma de fogo ilegalmente; enfim, é muita doideira.
11.   Bizarrices. O encontro tem sido para muitas pessoas a oportunidade de ouro para o exibicionismo. É gente ministrando de capa preta, gente que pinta o rosto e pasmem, gente que põe até um facão ao lado da Bíblia na hora de ministrar. Qual é a visão que uma pessoa dessas tem de Jesus? Será que toda essa bizarrice ajuda as pessoas a entender o evangelho, ou confunde ainda mais?
 Apesar de tudo isso que mostrei acima quero deixar bem claro que ainda continuo fazendo encontro. Porém, sem nenhum desses elementos. As coisas de Deus são simples, Jesus é simples e o evangelho é simples e completo. Portanto, o evangelho não carece de forma alguma de nenhum adereço, nenhuma maquiagem e nenhuma mascara. A única coisa que a nossa tentativa de tornar Jesus mais atrativo faz, é descaracterizar o evangelho. Não podemos concordar compactuando com esse espirito. Precisamos fazer uma releitura de tudo que fazemos à luz de Jesus. Foi exatamente isso que fiz. Cheguei a todas essas conclusões após analisar tudo à luz do evangelho da graça de Jesus. Percebi que fazemos muita coisa por fazer, ou fazemos simplesmente porque alguém fez e “deu certo”, ou fazemos porque vemos uma porção de gente fazendo e não querem ficar pra trás. Essas são motivações fúteis e banais. Nossa motivação em tudo que fazemos deve ser atrair a glória a Deus. E tudo que fazemos em nome de Jesus deve estar harmonizado com os evangelhos e as cartas do Novo Testamento. Chega de legalismo, chega de barganhas com Deus, chega de retrocedermos aos velhos rudimentos da lei.
É bem provável que esse artigo deixará muitos líderes insatisfeitos comigo. Outros ficarão até mesmo irados. Acredito, no entanto, que mais tarde alguns desses líderes me agradecerão por abrir os seus olhos. Por outro lado estou certo que esse artigo vai encorajar muitos pastores a rever seu modo de fazer encontro.

Receba o meu carinho,
Vila Velha-Es, 8 de setembro de 2011.
Ismael.

Comentários

  1. parabens querido q descisao bontita e legal gosteiiiii!!!!!!!tou contigo

    ResponderExcluir
  2. Meu amado anônimo, graça e paz.
    Obrigado por seu comentário encorajador _ na verdade, a gente não pode lavar o bebe e depois jogar fora a água suja da banheira com o bebe junto. Tudo que fiz foi jogar a água suja fora, pois a ideia do retiro é ótima. Além de tudo, vários de nós, faz as coisas no “automático” sem pensar e sem analisar as questões com o devido cuidado. Ninguém deve fazer alguma coisa só porque outros estão fazendo também.
    Minha opinião do encontro expressada no artigo acima não foi formada de um dia para outro, foi resultado de analise e observações práticas feitas por mim mesmo. Não é algo que ouvi de alguém e estou copiando. Portanto, já fizemos várias modificações nos nossos retiros: no ultimo encontro, por exemplo, terminamos o voto de silencio no sábado e, domingo jogamos futebol e outras brincadeiras. Foi o máximo. As pessoas amaram, e no final, ainda disseram: "foi tremendo", rsrsrs.
    Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  3. SINCERAMENTE CONHEÇO O PASTOR ISMAEL JA APRENDI MUITAS COISAS COM ELE..MAIS SINCERAMENTE FIQUEI DECEPCIONADO COM TUDO QUE LI AFINAL QUEM ESTA EXAGERANDO É O SENHOR PASTOR ISMAEL...NAO ACHO NECESSARIO EXPOR O QUE VC ACHA SOBRE AQUILO QUE AS PESSOAS FAZEM OU DEIXAM DE FAZER ...SE NAO CONCORDA COM ALGO GUARDE PRA SI MESMO... MAIS JAMAIS EXPONHA QUESTOES QUE OFENDE AS PESSOAS. SE ESSA NAO FOI SUA INTENÇÃO ENTAO DEVE APAGAR ESSES COMENTARIOS ONFENSIVOS A PESSOAS QUE VOCE LITERALMENTE RELICIONOU AI EM CIMA...NUNCA ACHEI QUE VOCE FOSSE TAO IMATURO EM FAZER ALGO TAO IMCOPETENTE .. MAIS JA QUE FEZ FICO DECEPCIONADO EM SABER, QUE NAO APRENDI MUITO CONTIGO!!! ESPERO QUE NAO APAGUE MEU COMENTARIO JA QUE TEMOS QUE SER REALISTA!!!

    ResponderExcluir
  4. EU LÎ O COMENTARIO DO IRMAO EM CIMA TE CRITICANDO MAIS EU TBM TE CONHEÇO NAO DE OUVIDO PRA ESSE TIPO DE GENTE , COM CERTEZA ELE NAO TEM O SEU CONHECIMENTO NEM SEU CARATER . QUANTAS COISAS OUVIMOS E FICAMOS CALADOS , NA VERDADE EXPLODE DENTRO DE NOS UMA VONTADE IMENSA DE DAR NOSSA OPINIAO , E QUANTAS VEZES NOS CALAMOS , EU TE CONHEÇO PASTOR ISMAEL E TIRO O CHAPEU PRA VOCE , MUITOS ESTAO DENTRO DAS IGREJAS E SAO CAPACHOS. VÊ GRANDES ERROS E NAO TEM CORAGEM DE ABRIR A BOCA . EU TE ADIMIRO AINDA MAIS, JA FUI EM VARIOS RETIROS QUE VOCE REALIZOU E FUI MUITO ABENÇOADO E UM DOS MELHORES FOI AQUELE QUE VOCE TIROU O VOTO DE SILENCIO, NA VERDADE TODOS PECAM PORQUE NINGUEM FAZ AQUELE VOTO E DEPOIS FICA DANDO UM DE ESPIRITUAL AINDA BEM QUE NAO É DA MINHA IGREJA RSRSRS. COITADO, JESUS NOS ENSINA AMAR TODOS. PARABENS PR ISMAEL PELA SUA ATITUDE.

    ResponderExcluir
  5. (RESPOSTA AO COMENTÁRIO DO COLÉGA ANÔNIMO – 27/SET)
    Caro colega anônimo, apesar do seu espirito, graça e paz.
    Como diria o apostolo Paulo em Filipenses 3.18, você é do tipo dos “muitos que andam entre nós”, que pelo visto, saiu do nosso meio, já que não quis se identificar. Por quê? Vergonha ou medo? Já que me pediu no final do seu comentário para ser realista, Que tal você cair na real e mostrar a cara? Com certeza você não aprendeu a ser mascarado comigo.
    Quanto ao seu comentário, irei analisá-lo frase por frase. Eis o resultado:
    1. Você diz que “FIQUEI DECEPCIONADO COM TUDO QUE LI AFINAL QUEM ESTA EXAGERANDO É O SENHOR PASTOR ISMAEL...”
    Em quê exagerei? Por falar de algumas bizarrices e alguns abusos que são cometidos contra o povo de Deus? E por que você ficou decepcionado? Não esta preparado para ouvir uma opinião diferente? Sempre fui uma pessoa autentica quanto àquilo que penso.

    2. O seu comentário diz: “NAO ACHO NECESSARIO EXPOR O QUE VC ACHA SOBRE AQUILO QUE AS PESSOAS FAZEM OU DEIXAM DE FAZER ...”
    Você estaria certo se estivesse se referindo à vida pessoal dos outros. Mas quanto a atividades não privadas posso expressar perfeitamente o que penso. Além de tudo, estamos falando de atividades da “igreja”. Neste caso, a minha responsabilidade ainda é maior. Como eu posso me calar diante de abusos que são cometidos em nome de Deus? Se meus olhos se abriram e, enxergo com mais luminosidade do evangelho as coisas que via antes, o que há de errado em querer abrir os olhos de outras pessoas? Se você deseja permanecer na ignorância não queira me impedir de fazer os outros pensar. Além de tudo, você quer me impedir de escrever o que penso no meu próprio blog? Em vez de querer me calar, por que você não argumenta em favor do que pensa? Será porque você não pensa nada? Será que você é mais um que esta seguindo a galera, do tipo, “deixa a vida me levar”? Quanto a mim colega, quem me leva é Jesus. Caminho com Ele segundo nos ensina o Novo Testamento à luz do evangelho da graça de Deus.
    continua...

    ResponderExcluir
  6. ... continuação.

    3. Você também disse: “ENTAO DEVE APAGAR ESSES COMENTARIOS ONFENSIVOS A PESSOAS QUE VOCE RELICIONOU AI EM CIMA...”
    Quem são as pessoas que eu relacionei? Não citei o nome de ninguém no meu artigo. Será que você leu o artigo com atenção, ou está sendo maldoso, me acusando de algo que não fiz? E quem são as pessoas ofendidas? Meu querido, quem anda na luz não tem medo de tropeçar. Quem caminha seguro com Jesus não tem nada a esconder. Afinal de conta, qual é a verdadeira razão do seu temor? Você Tem medo que alguma coisa seja descoberta? Será que você não sabe que o evangelho não é ocultismo? Ou será que estamos falando da maçonaria, onde as praticas são ocultadas e os segredos guardados a sete chaves?
    4. “NUNCA ACHEI QUE VOCE FOSSE TAO IMATURO EM FAZER ALGO TAO IMCOPETENTE .. “
    Por que você acha que sou imaturo? Será porque sou uma pessoa que pensa? Você faz “biquinho” por causa do meu artigo e eu que sou imaturo? E outra coisa, se o artigo que postei fosse realmente “algo tão incompetente” como você disse, por que então ele causou tanto abalo em você? Se o meu artigo é incompetente por que você esta se sentindo tão ameaçado?
    Caro colega sem nome percebo nas entrelinhas do seu comentário que você é uma pessoa insegura, ferida e que se encontra muito confuso – isso, provavelmente seja o resultado da exposição que você sofreu ou vem sofrendo aos ventos de doutrinas.
    Quero de alguma forma poder ajuda-lo. Sugiro que você ouça as pregações que estão postadas no meu blog e leia os artigos e reflexões que escrevo.
    Para finalizar, quero que saiba que estou sendo sincero no meu desejo em ajuda-lo. No mundo evangélico há muitas pessoas sofrendo como você. São pessoas sofrendo tantas mutilações espirituais, que já não sabem em que acreditar.
    Sugiro ainda que você leia bastante o NT, principalmente os evangelhos e as cartas de Paulo e compare tudo que esta acontecendo em sua volta segundo a luz da Palavra de Deus.
    Deus abençoe a sua vida. Que você seja iluminado pelo Espirito Santo e esclarecido no evangelho.
    Receba o meu carinho e a graça de Jesus.

    ResponderExcluir
  7. Como falar a verdade pesa p mts pessoas!PARABÉNS pelo blog ELE TÁ LINDO e q DEUS continue iluminando vcs!!!Fica c DEUS.bJIM

    ResponderExcluir
  8. QEU SOU UM SEGUIDOR,E ENTRO NO SEU BLOG TODOS OS DIAS E CADA DIA TE ADMIRO MAIS PELA SUA COMPETENCIA, VOCE É MUITO ESPECIAL E PELO SEU CONHECIMENTO BIBLICO. ESTA PREPARADO , PRA RESPONDER QUALUER PERGUNTA OU CRÍTICA, SEI QUE MUITAS PESSOAS TEM INVEJA DE VOCE PORQUE NAO TEM SUA CORAGEM.MAIS NAO SE INTIMIDE MEU AMOR DEUS É CONTIGO, NAO ESQUEÇA QUE OS GRANDES HOMENS DE DEUS FOI MUITO PERSEGUIDOS, E HOJE NAO É DIFERENTE. MAIS NAO VAMOS NOS CALAR O IMPORTATE É QUE O SENHOR CRESÇA. E O EVANGELHO SEJA PREGADO COM VERDADE.

    ResponderExcluir
  9. Olá pastor graça e paz! Na verdade eu tbm nao concordo com muitas coisas,ate qndo ia nos seus encontro eu nao concordava,acho umas coisas muitos sinistras mesmo,mas tbm concordo que fomos abençoados,na verdade nunca fiquei em silêncio rsrsrs nao consegui e nao era só eu!bom,eu participei do seu ultimo encontro e pra mim foi o melhor!ninguem merece dormir 01:00 da manha e acordar as 7:00,fui num encontro a pouco tempo e qndo cheguei lá tinha um amigo meu que eu nao via há muito tempo fiquei morrendo de vontade de dar um abraço nele mas nao pude,e na hora de voltar pra casa escrevi uma carta e nem tivemos mais tempo de conversar pq já tava na hora de vim pra casa,entao eu concordo que temos que conversar,interagir,fazer amizades é muito bom!! o ultimo da familia foi otimo fiz amizades tiramos fts alegramos na cozinha com as irmas nossa foi maravilhoso,quando será o proximo?? quero ir!!! Hei ANONIMO NO DIA QUE VC FOR NO PROXIMO ENCONTRO DO PASTOR ISMAEL VC VAI MUDAR DE IDEIA...... FICA COM DEUS!!! UM ABRAÇO PASTOR...

    ResponderExcluir
  10. Excelente post Ismael.
    Minha filha foi, recentemente, a um encontro...e tudo que vc mensionou foi mensionado por ela.
    Os homens inventam maneiras de convencer o pecador de seus próprios pecados...de seu afastamento de Deus...de seu vazio existencial...de sua frieza espiritual...sendo que, a resposta pra tudo isso, é simples demais...direta demais...óbvia demais...
    Inventam, reinventam e tornam a inventar.
    E nesse contexto espiritual, mais pessoas estão perdidas, vazias e suas almas encontram-se prostadas, implorando a presença única, indizível e imensurável do Espírito Santo de Deus.
    É Ele...tão somente Ele...para encher-nos e manter-nos ligados ao Trono de Deus.
    O vazio existencial do homem é do tamando de Deus.
    E ponto.

    ResponderExcluir
  11. Olá pastor Ismael, é com satisfação que faço esse comentário em seu blog. Em primeiro lugar, parabéns pela iniciativa, O QUE O DIFERNCIA de alguns hipócritas que há em nosso meio. Eu o conheço há vários anos, e acompanho de longe seu sucesso ministerial, e admiro seu caráter e postura de um servo de Deus.
    Em relação ao encontro, participei de alguns, foi bom no inicio, pois, era tudo novidade, mas em determinado momento certas coisas me incomodaram no encontro, principalmente certos acontecimentos envolvendo lideres do renomado “encontro”. Orei muito a Deus, desde então, optei por não participar mais. Sendo esse um dos principais motivos por eu ter saído da Igreja Batista na época.
    1º lugar - O encontro pode ter passado por algumas mudanças, mas ainda deixa muito a desejar, principalmente no tocante a liderança.
    2º lugar – Inaceitavel: Pessoas despreparadas, descomprometidas, e com a vida totalmente fora da direção de Deus ministrando o “Peniel”. Pastores e líderes em adultério na direção de encontros, dentre outros absurdos.
    3º lugar – cria-se uma expectativa muito grande em torno do “Encontro” - Espero que, se realmente, exista alguma verdade na realização dos encontros, os lideres, se unam e reúnam para dar uma nova direção.
    4º lugar - Infelizmente para alguns ministerios o “Encontro” tornou-se um negocio rentavel, porém, existem pessoas que realmente consagram suas vidas e vão ao encontro com o proposito de abençoar outras vidas carentes de Deus. Que Deus tenha misericordia de nós, e nos ensine como trilhar o caminho da verdade, e não nos deixe sermos levados com os rudimentos deste mundo!
    5º Finalizando - Que fique claro, a experiência do encontro é ótima, porém, que cada pessoa tenha em mente, que o nosso encontro com Deus, deve ser algo rotineiro, diário, pois, a palavra nos diz: sigamos e prossigamos em conhecê-lo. E não fazer sensacionalismo em torno de um retiro espiritual, pois, a glória deve ser somente para um, nosso Deus criador do céu e da terra.
    Peço perdão se minha opnião pessoal, não for de encontro a outras...Beijos a todos!!

    ResponderExcluir
  12. Pastor querido, o irmão tem facebook, também sou pastor em Santos-SP, gostaria de trocar umas figurinhas, meus contatos:

    www.facebook.com/thgsantana
    www.twitter.com/thgsantana
    email: thiagoemarrie@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Ótima reflexão. Penso que todos aqueles que estão no propósito de fazer a vontade de Deus deve refletir suas objeções, todas fundamentadas nas Escrituras. O Encontro com Deus é aberto, sem segredos, sem imposição de votos de silêncio, sem música repetitiva, sem intencionar uma espécie de lavagem cerebral na pessoa para ela ser um/a crente fiel. pastor Filgueira foi muito corajoso, ousado, questionador, mas, com temor, respeito e um profundo amor pela pureza do Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Mendes, por sua sensata opinião acerca de minha reflexão.

      Excluir
  14. Desnecessário o rótulo dos encontros com Deus... Pra vc rotular precisa conhecer a todos e será que o senhor é unipresente? Cabe a reflexão ao senhor, se alguma coisa te incomoda, lute e faça ao contrário e não trave lutas que não são suas, são de Deus! Poste coisas que edificam a palavra do Senhor, faça seus encontros de acordo com o entendimento que Deus vem lhe dando e pare de rotular suas más experiências, seja específico nas suas críticas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. thiago, sugiro que você leia atenciosamente todo o artigo e também as respostas que dou aos comentários anteriores para não chegar a conclusões precipitadas.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “ Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7 A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo. MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novam