Pular para o conteúdo principal

Problemas de família






Salmo 127

Problemas existem para ser resolvidos. Porém, não se ensinou a pensar na família como um instrumento através do qual as pessoas cooperam, aprendem umas com as outras, se fortalecem mutuamente e, às vezes, erram coletivamente, mas tentam de novo.

Muitas famílias de hoje são caracterizadas por conflitos, agressões verbais e físicas, incesto, infidelidade, crises, individualismo egoísta, insensibilidade e instabilidade.

Famílias bem ajustadas não só podem existir como realmente existem. De acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos, numa família bem ajustada:

Os membros se comunicam e ouvem uns aos outros.
Existe apoio e estímulo mútuos.
Os membros aprendem a respeitar os outros.
Os membros confiam uns nos outros.
Existe um clima de humor e brincadeira.
As responsabilidades são compartilhadas.
Os membros aprendem a diferença entre certo e errado.
Os laços de família são muito fortes e há respeito pelos rituais e tradições.
Há equilíbrio nas interações dos membros.
O cerne da crença religiosa é compartilhado por todos.
Há respeito pela privacidade de cada um.
Valoriza-se o serviço ao próximo.
Os períodos de lazer são compartilhados por todos.
As pessoas admitem suas dificuldades e procuram ajuda para resolvê-los

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE PROBLEMAS DE FAMÍLIA
Famílias são mencionadas quase sempre na Bíblia, e suas páginas dão muitos exemplos de problemas familiares:

1.      A primeira família, a de Adão e Eva, foi despedaçada por um homicídio quando Caim matou o irmão.
2.      Abraão enfrentou problemas familiares.
3.      Jacó e Esaú eram irmãos gêmeos que viviam em permanente conflito.
4.      Mais tarde, já com sua própria família, Jacó chorou porque José, seu filho predileto, foi rejeitado pelos irmãos.
5.      Os filhos de Davi se desentenderam, e o próprio rei teve que fugir de seu filho Absalão.
6.      Eli servia fielmente ao Senhor, mas falhou como pai, talvez porque estivesse mais envolvido com seu ministério do que com os deveres da paternidade.

AS CAUSAS DOS PROBLEMAS DE FAMÍLIA

1.      Falta de habilidade para tratar com as pessoas e vencer dificuldades.
Muitas famílias encontram dificuldades para lidar com as transições da vida e crises porque falta flexibilidade para mudar.

Quais são as atitudes e comportamentos que impedem a flexibilidade e dificultam os ajustes?

O obstáculo da falta de comunicação.
Surgem quando os membros da família não sabem como falar de seus sentimentos ou se expressar de forma clara. Algumas famílias têm assuntos que são tabus. Elas nunca falam sobre dinheiro, sexo, questões espirituais ou sentimentos. Em outros casos, as pessoas nunca riem quando estão em casa, raramente dizem o que pensam, não escutam, só falam gritando, ou só se comunicam de forma sarcástica ou destrutiva.

Obstáculos ligados à intimidade caracterizam famílias que têm pouca proximidade.
Às vezes, os membros têm medo de intimidade. Eles não passam tempo juntos, podem não ter
confiança ou respeito uns pelos outros, raramente contam sobre seus problemas e têm dificul­
dade de enfrentar as crises porque nunca aprenderam a cooperar intimamente.

Obstáculos ligados a regras familiares.
 Algumas famílias quase não têm regras; isso pode causar confusão, principalmente na cabeça das crianças. Outras, têm regras tão rígidas que sufocam o crescimento individual de seus membros.

Obstáculos ligados à história da família incluem segredos que nenhum membro da
família pode revelar ou assuntos que “nossa família não comenta”.
Às vezes, os membros escondem segredos uns dos outros.

Obstáculos ligados a valores.
são maneiras de pensar geralmente aceitas por todos, até que um dia um dos membros começa a pensar diferente.

Quando a família não quer ou não consegue se adaptar a mudanças, é quase certo haver conflito. 

2.      Falta de compromisso com a família.
E difícil manter a unidade da família e lidar com os problemas quando um ou mais membros não querem se envolver, ou nunca têm tempo.


3.      Funções maldefinidas.
Toda família atribui funções aos seus membros.

4.      Falta de estabilidade no ambiente familiar.
Os problemas da família geralmente vêm de fora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “ Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7 A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo. MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novam