Pular para o conteúdo principal

Triunfante sempre (em Cristo), triunfalista nunca.





No ultimo domingo, dia 10 de março, fui a uma igreja em um bairro próximo de onde eu moro participar de um culto que o doutor Russel Shedd iria ministrar. Sua ministração foi baseada em 2 Co 2.14 “E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento”. Ele falou sobre a igreja triunfante e a igreja triunfalista, discorrendo sobre os textos paulinos acerca de suas batalhas, suas crises e mostrando com sua enorme serenidade peculiar o que significou ser triunfante para Paulo e o que a teologia da prosperidade chama de triunfante.
A explanação do Dr. Shedd foi magistral, e só não entendeu quem não quis, segados pela ignorância ou pelo fascínio da teologia da prosperidade. No entanto, como o nobre palestrante é um biblicista, mestre na arte de ensinar e profundo conhecedor dos significados das palavras bíblicas do Novo Testamento no original grego e não um exortador com "veia" profética me vi a imaginar o apostolo Paulo pregando a esse respeito.
O que os pregadores televisivos estão fazendo no Brasil é um completo desrespeito a quase tudo que Paulo escreveu e uma quase absoluta total incoerência com o que Jesus ensinou e viveu. Se onde Paulo se encontra pudesse assistir a programas de TV, ele ficaria furioso com os programas evangélicos e talvez até chegasse a pensar que puseram fim às suas cartas, tamanho é a distancia da pregação triunfalista da teologia da prosperidade, que, como um câncer esta tomando conta quase que do evangelicalismo todo.
Segundo Paulo, nosso triunfo é Cristo, é o que ele fez na cruz. O único lugar além de 2 Co 2.14 que existe a palavra triunfar é em Col. 2:15 “E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo”. Paulo acreditava no seu triunfo em Cristo, independente de qualquer situação que ele estivesse vivendo: seja em prisões, em lutas, frio, fome, angustia, abandono, tristeza, etc. Paulo fala sobre isso claramente em Filipenses 4. 1-13 “Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”. Essa passagem já é suficiente para desmoronar todo esquema da teologia da prosperidade que prega que o crente não pode aceitar derrota, não pode ficar doente, não pode fracassar, não pode ser pobre, porque se não (segundo a teologia da prosperidade) alguma esta errado com ele. Se isso fosse verdade, Paulo então não tinha Deus em sua vida. O que dizer de sua modesta vida material? O que dizer dos açoites, das prisões, do abandono e da escassez que ele sofreu em boa parte de sua vida? O que dizer de Jesus, que sendo rico (na glória com o Pai) se fez pobre? O que dizer do fato de Jesus e Paulo não ter induzido ninguém a dar dinheiro a eles? E Jó, que usam tanto como exemplo de homem prospero, o que dizer de suas perdas, de suas crises, da morte de seus filhos e da incompreensão de sua mulher?
Agora fico pensando uma coisa! O que acontece com os crentes, será que são cegos ou simplesmente se recusam a ver o que esta acontecendo? Por que não comparam Jesus, Paulo, o evangelho da graça com essa turma de hoje que busca fama, grandeza, riquezas e poder?
Bem, eu já fiz a minha escolha, fico com a simplicidade que há em Jesus Cristo de Nazaré. Escolho o evangelho da graça de Deus.

14 de março de 2013.
Ismael

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “ Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7 A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo. MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novam