Pular para o conteúdo principal

Analisando a análise de Caetano Veloso sobre Marco Feliciano




Hoje pela manhã (17 de março/domingo) comprei um exemplar do jornal A tribuna. Na capa do jornal, no quadro dos colunistas, estava escrito no espaço reservado para a coluna de Caetano Veloso: “Um homem como Marco Feliciano não pode dirigir a Comissão de Direitos Humanos”. Fiquei curioso para saber o que Caetano Veloso tinha a dizer sobre isso, imaginando que Marco Feliciano fosse bombardeado por suas declarações controversas. No entanto, ao ler a coluna não foi isso que encontrei. Ao contrário, encontrei um texto revelando uma postura equilibrada e muito ponderada de Caetano quanto ao que o movimento gay esta pleiteando no Congresso, tanto quanto as criticas que algumas vertentes evangélicas sofrem.
Caetano Veloso, como já era de se esperar, não é a favor de Marco Feliciano ter sido eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos, e ele argumenta: “Uma autoridade responsável por uma comissão de direitos humanos não pode basear suas falas e atitudes em dogmas religiosos. Menos ainda se ele demonstra simplismo grosseiro na interpretação destes”. Caetano Veloso esta coberto de razão quanto a isto que acaba de dizer. Geralmente os pastores políticos confundem o púlpito de sua igreja com discurso político. Além disso, Feliciano diz coisas completamente incoerentes com o evangelho; faz afirmações inconsistentes e adota uma postura dogmática no estilo dos inquisidores da Idade Média.
Caetano Veloso também disse que “Você pode seguir uma fé que determina que os atos homoafetivos são pecado..., mas que não pode entrar aos berros num grêmio de legisladores que deveria acompanhar o movimento da sociedade...”.
Uma coisa que a gente não tem como deixar de perceber é que a homoafetividade foi eleito como o “pecado do século” superando de goleada o adultério, que por muito tempo foi o pecado campeão. A Bíblia de fato repudia a pratica do homossexualismo e o chama de pecado. Isto pra mim esta muito claro e é algo resolvido na minha cabeça. No entanto, a mesma Bíblia repudia o divórcio ainda mais; repudia a mentira, o falso testemunho, a desonestidade, a vingança, a cobiça e outras dezenas de pecados. A pergunta que não quer se calar é: por que eleger o homossexualismo como o pecado capital? Penso que o pecado de hipocrisia religiosa é o pior pecado que existe, pois ele se camufla e jamais se revela.
Quanto à acusação de que a eleição para presidente de Marco Feliciano esta sofrendo de preconceito Caetano Veloso responde: “Contra quê, aliás, seriam os preconceitos de quem discute a escolha? Contra evangélicos? Contra pastores? Contra religiosos em geral? Sim, sem dúvida há. Vejo em filmes e piadas de TV, em conversas e em textos publicados, intolerância contra a vitalidade com que as igrejas neopentecostais se impõem no Brasil”.  Veloso admite que exista preconceito contra evangélicos, católicos e religiosos em geral, bem como ele sabe que existe preconceito de religiosos contra outros grupos. Preconceito à parte parece que a raiz de quem se opõe à presidência de Marco Feliciano à frente da comissão de direitos humanos é mesmo o seu despreparo para ocupar um cargo da mais alta importância.
Quanto a Caetano Veloso, ele encerra a sua coluna dizendo que não segue nenhuma religião, e conclui: “mesmo que seguisse, teria de entender que Comissão de Direitos Humanos deve tratar dos temas pertinentes de modo não sectário”.
Grosso modo, a coluna de Caetano Veloso demonstra equilíbrio e bom senso na questão. Bom senso que esta faltando aos líderes evangélicos que travaram uma guerra cultural contra aqueles que deveriam alcançar, mas que, só estão conseguindo afastar mais ainda para bem longe.

Feu Rosa, Serra-ES

17 de março de 2013

Ismael.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “ Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7 A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo. MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novam