Pular para o conteúdo principal

Ampliando a minha consciência do evangelho. (esboço)

Gl 1. 6-9




I.            INTRODUÇÃO.
1.     Minha mensagem de hoje é um tanto irada. Mas não é irada contra você como gente simples, enquanto ovelha do rebanho de Jesus. Porém, é contra aqueles que querem pregar um “outro evangelho”, contra aqueles que distorcem o evangelho da graça de Deus.

2.    Hoje falarei algumas coisas que talvez choquem algumas pessoas. No entanto, nada que atrapalhará a sua vida, ao contrário, o meu propósito é que você amplie ou corrija o seu entendimento do que seja o evangelho.

3.    Muitos crentes estão aprisionados em um sistema religioso pensando que estão servindo a Deus, mas não estão. E, não estou me referindo à macumbaria, idolatria, espiritismo ou coisas do gênero; estou me referindo à gente de igrejas “evangélicas”, que apesar do termo (evangélico) não carregam em si a qualidade do evangelho.

4.    Paulo escreve a carta aos gálatas condenando toda e qualquer distorção do evangelho.

5.    O que tem acontecido nos dias de hoje?

  
II.         DESFAZENDO OS MITOS DO QUE SUPOSTAMENTE DIZEM SER O EVANGELHO.
Uma boa maneira de entender alguma coisa é primeiramente definir o que aquilo não é:
1.     O evangelho não é fazer proselitismo. O crente confundem evangelho, evangelismo e proselitismo. Evangelismo é anunciar o evangelho e proselitismo é anunciar a programação de sua “igreja”. A maioria somente proselitizam.

2.    Não é uma programação. As igrejas vivem basicamente de programações, poucos pastores se arriscam a desnudar suas congregações de programas “atrativos” porque sabem que a maioria das pessoas precisam da fantasia religiosa para se manter na “igreja”. Somente os discípulos de Cristo conseguem viver a simplicidade do evangelho.

3.    Não é uma estratégia. O evangelho não é um modismo, não é uma nova filosofia de vida moderna solta e descomprometida dos valores ensinados por Jesus.

4.    Não é um show gospel. Show gospel é entretenimento e evangelho é vida. Nada contra qualquer tipo de entretenimento, salvo algumas exceções, porém, cada coisa precisa ficar no seu devido lugar.

5.    Não é participar de uma igreja evangélica. Muitos participam de uma igreja evangélica, mas poucos vivem realmente o evangelho. Não vivem o evangelho porque não entendem, não entendem porque ninguém os ensina e, ninguém os ensina porque seus líderes não sabem também ou pior, não tem interesse algum em ensinar.

6.    Não é um monte de regrinhas. O evangelho não é viver escravizado a uma série de regras que gera culpa e uma constante sensação de que Deus te odeia. Não obstante, o evangelho é liberdade, liberdade inclusive da religião e de suas regras opressoras.

7.    Não é teologia nem um corpo de doutrinas. Tem gente que pensa que o evangelho é um conjunto complexo de teologia ou ensinamento.

8.    Não é o culto nem uma liturgia.

9.    Não é uma religião. O evangelho é a antítese da religião. Religião é barganha, é um jogo de troca e, o evangelho é graça.

10. Não é um sofrimento, mas alivio é esperança para os que sofrem.

11.  Não é o reino de Deus, é a mensagem do reino, dos valores do reino e dos princípios do reino.

12. Não é a Igreja. A Igreja é o povo de Deus, gente que foi alcançada pelo evangelho e que precisa entendê-lo para vivê-lo.

13. Não é ter nome de crente. No mundo moderno os crentes não gostam de ser chamados de crente, porque dizem que até o diabo é “crente”. Eles gostam de ser chamados de evangélicos. O problema é que ser evangélico biblicamente falando é carregar em si as qualidades do evangelho e, poucos crentes tem essa característica. Na verdade, os verdadeiros crentes em Jesus não estão se sentindo mais à vontade em ser chamado de evangélico.


III.      DISTORÇÕES DO EVANGELHO.
Que “outro evangelho” estranho tem sido anunciado pela “igreja evangélica” em muitos púlpitos?

1.     O outro evangelho do domínio do controle e do autoritarismo sobre gente.

2.    O outro evangelho do abuso e da exploração em nome da honra.

3.    O outro evangelho dos velhos rudimentos da Lei e dos textos veterotestamentário que líderes gananciosos usam para se favorecer.

4.    O outro evangelho da autopromoção, do estrelismo, das celebridades e do culto ao EU.

5.  O outro evangelho da teologia da prosperidade com seu mecanismo de barganha  e manipulação.

5.    O outro evangelho do oba-oba. E o que mais eu poderia citar?


IV.         RECONSTRUINDO O CONCEITO DE EVANGELHO A PARTIR DA BÍBLIA.

O Novo Testamento descreve o evangelho como:

1.     Evangelho de Cristo.

2.    Evangelho de Deus.

3.    Evangelho da salvação.

4.    Evangelho da paz.

5.    Evangelho da glória de Deus.

6.    Evangelho eterno.

7.    Evangelho do reino.

8.    Evangelho de Jesus Cristo.

9.    Evangelho da graça de Deus.

10. Evangelho do reino de Deus.

11.  Evangelho da glória de Cristo.

12. Poder de Deus para salvação de todo aquele que crê.




V.            CONCLUSÃO.
Resumindo toda essa construção do conceito de evangelho em uma frase, recorro a Caio Fábio em sua definição: O evangelho é a certeza de que Deus estava em Cristo se reconciliando com o mundo.

Comentários

  1. Esse é o esboço da primeira mensagem que preguei em 2011, evidentemente que usei apenas o esqueleto homilético dessa postagem que vem acrescida de alguns comentários. Infelizmente não tenho essa mensagem em áudio. Quem sabe em alguma oportunidade no futuro eu possa pregá-lo? Deus sabe.

    ResponderExcluir
  2. Querido pastor Ismael Filgueira Graça e paz do nosso Senhor Jesus Cristo.
    Que pena que são poucos os que vão dar valor a esta mensagem, pois infelizmente esta também e uma das tristes estatísticas dos evangélicos, são pouco os que leem pois o evangelho da prosperidade já a muito substituiu a preciosidade do conhecimento.
    mais os poucos que buscam conhecer a Deus cada dia mais através das palavras escritas assim como eu, estamos mais uma vez maravilhados por esta mensagem confortante, disciplinativa e instrutiva.
    Que Deus lé abençoe em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  3. EU avia me esquecido do seu pedido sobre as dicas de como deixar o Blog mais atraente, bem, eu pesquisei vários Template e quando achei um que erá aquilo que eu queria, baixei o mesmo e mudei praticamente toda a sua estrutura no edt HTML
    da trabalho mais fica do jeito que você imagina o seu blog
    bem espero ter ajudado kkk
    mais qualquer coisa estou a disposição ok

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “ Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7 A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo. MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novam