Pular para o conteúdo principal

O desafio da liderança espiritual (esboço).




 Liderança em qualquer lugar é um desafio. Onde existir um grupo de pessoas se fará necessária a presença de um líder. Josué, desde cedo foi muito bem treinado por seu mentor Moises. No entanto, a ideia de substitui-lo um dia, o deixava apavorado.

 Js 1. 1-9

I. ALGUMAS LIÇÕES QUE JOSUÉ APRENDEU.

1. Ninguém é insubstituível.

A primeira lição que Josué aprendeu é que ninguém no mundo é insubstituível. Esta é uma verdade incontestável inclusive referente a Moises. Não deve ter sido nada fácil para Josué aprender isto, justamente substituindo o líder que ele cresceu vendo realizando milagres fantásticos. Moises, aos olhos do “garoto” Josué, era alguém sem igual, sem comparação e sem substituição até aquele momento.

2. Nenhum projeto, nenhum ministério pode girar em torno de uma pessoa.

A segunda lição aprendida por Josué é que todo projeto vindo de Deus precisa girar em torno de propósitos firmados em Deus. Ministérios que giram em torno de um líder e, dele dependem para sobreviver, estar fadado ao fracasso. Moises havia morrido, mas o propósito estava vivo. O líder sábio e espiritual é aquele que se retira do centro, e no lugar, estabelece princípios para que a atenção de seus liderados se voltem para Cristo.

II. VEJAMOS CINCO PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA BASEADO NA PALAVRA DE ENCORAJAMENTO QUE DEUS MINISTROU A JOSUÉ.

1. Forte e corajoso.

“Esforça-te, e tem bom ânimo...’ ‘Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo...’ ‘Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo...”. V 6, 7,9.

Por três vezes Deus fala para Josué ser forte e corajoso. Certamente a coragem é um dos ingredientes mais importantes de liderança. O líder que não se equipar de uma boa dose de coragem dificilmente estará preparado para enfrentar os desafios inerentes ao exercício da liderança.

2. Disposição para seguir adiante.

“Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel”. V2.

Deus mostra a Josué que a morte de Moisés não põe fim ao “projeto Canaã”. A morte de Moises apenas marcou o fim de uma etapa e o inicio de outra.
Todo homem chamado por Deus tem uma visão, e a visão vinda do coração de Deus nunca morre. Encerra-se um projeto e inicia-se outro; encerra-se uma missão e inicia-se outra, mas a visão do líder nunca morre. A visão é o que impulciona o líder a seguir. Mudam-se as metas, redireciona-se o foco e a visão segue.

3. Acreditar que seu ministério é valioso.

“Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés”. V3.

Todo trabalho feita pra Deus é importante. Não importa o que digam a seu respeito, se você ministra para a glória de Deus. O líder deve saber que o seu ministério é de extremo valor para Deus, que o chamou. O líder, mesmo que não tenha fama, mesmo que não seja reconhecido pelos homens, mesmo que seu ministério não dê ibope, mesmo que não seja recompensado como se esperava, precisa valorizar a si mesmo.

4. Confiar que a presença de Deus esta ao seu lado.

“Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei”. V5.

A obra de Deus é um trabalho que deve ser feite em parceria intima com Deus. O líder, para lidar com a alma dos homens com suas neuroses precisa estar revestido da unção do Espirito. É a unção que lhe trás ao coração a confiança da presença de Deus. Sem a presença de Deus não haverá uma efetiva liderança espiritual.

5. Agir com cautela segundo a palavra de Deus.

“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido”. V8.

Não confunda cautela com comodismo, complacência, ou moleza. O líder cristão deve ser ativo, proativo, dinâmico e visionário. No entanto, o líder que age sem cautela pode colocar tudo a perder. A cautela precisa ser no sentido de se agir segundo a Palavra. A liderança cristã deve se pautar segundo os valores do evangelho da graça de Jesus Cristo.

III. FINALIZANDO ESSA REFLEXÃO, QUERO DESTACAR TRÊS PONTOS:

Primeiro. Quem é líder nunca deixa de ser líder. Liderança é influencia e, influencia sobre as pessoas se exerce independente de títulos, rótulos e funções.

Em segundo lugar, O líder deve saber a hora de entrar em cena e deve igualmente saber a hora de sair. O líder com coração de servo fica atento à voz do seu mestre.

Em terceiro e ultimo lugar. Quero encorajar você a desejar exercer uma boa liderança no meio do povo de Deus. Se você já é um líder, quero então encorajar você a desejar ampliar o raio de ação de sua liderança influenciadora. Que o nome de Jesus seja glorificado através de sua liderança.


No amor daquele que nos lidera inteiramente pelo amor.

Serra, Outubro de 2012.

Ismael. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de ...

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele di...

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caver...