Pular para o conteúdo principal

Mantendo a confiança diante das tempestades da vida (esboço de mensagem).




Atos 27.9-12

I.                    A Bíblia ensina que existem três tipos de tempestades que podem atingir nossa vida:

1.      Tempestades que nós mesmos criamos (Sansão).

2.      Tempestades causadas por Deus (Jesus acalmando o mar).

3.      Tempestades criadas por outras pessoas (Paulo e Silas na prisão).

Ninguém gosta de tempestades e os cristãos também têm problemas. Então, como podemos lidar com essas dificuldades?

Falar de Paulo e do contexto de sua viagem.

Paulo disse aos marinheiros: v.10 “Dizendo-lhes: Senhores, vejo que a navegação há de ser incômoda, e com muito dano, não só para o navio e carga, mas também para as nossas vidas”.

II.                  Há três razões muito comuns pelas quais as pessoas se metem em dificuldades.

1.      A primeira razão pela qual nos colocamos em problemas é que ouvimos os especialistas errados.



2.      A segunda razão pela qual nos metemos em dificuldades é que seguimos o conselho da maioria.



3.      Que outro motivo nos coloca em confusão? O fato de confiarmos em circunstâncias aparentemente favoráveis.



III.                Quando estamos em dificuldades fazemos três coisas típicas:

v 15: “E, sendo o navio arrebatado, e não podendo navegar contra o vento, dando de mão a tudo, nos deixamos ir à toa”.

1.      A primeira coisa que as tempestades tendem a fazer em nossa vida é nos deixar à deriva.



2.      Quando uma crise atinge nossa vida, primeiro ficamos à deriva e, depois, começamos a lançar fora alguma coisa.

V 18,19: “E, andando nós agitados por uma veemente tempestade, no dia seguinte aliviaram o navio”. E ao terceiro dia nós mesmos, com as nossas próprias mãos, lançamos ao mar a armação do navio.



3.      O pior estágio de uma crise é quando ficamos desesperados e perdemos toda a esperança.

V 20: “E, não aparecendo, havia já muitos dias, nem sol nem estrelas, e caindo sobre nós uma não pequena tempestade, fugiu-nos toda a esperança de nos salvarmos”.



A reação de Paulo.

V 29. “E, temendo ir dar em alguns rochedos, lançaram da popa quatro âncoras, desejando que viesse o dia”.

IV.               Por que Paulo era uma pessoa tão segura? Paulo era encorajado por três verdades tremendas, três convicções fundamentais da fé cristã que lhe serviram como âncaro da alma.

1.      A primeira verdade que você pode ancora-se durante uma crise é a presença de Deus.

V 23: “Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo”.



2.      Sua segunda âncora numa crise é o propósito de Deus.

V 24: “Dizendo: Paulo, não temas; importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo”.



3.      A terceira verdade que você pode ancorar-se é a promessa de Deus.

V 25: “Portanto, ó senhores, tende bom ânimo; porque creio em Deus, que há de acontecer assim como a mim me foi dito”.



Concluindo: Faça a mesma coisa que os marinheiros de Paulo fizeram: ore para que o dia amanheça.

Permita que essa verdade da Palavra de Deus estabilize sua vida e traga-lhe a confiança de que você precisa para enfrentar cada dificuldade que surgir. Tempestades não podem separa-lo de Deus. Você pode estar atravessando tempos difíceis, mas Deus tem propósito para sua vida. Há uma razão para tudo isso e você vai chegar seguro à praia.

Comentários

  1. As lutas da vida podem tirar o nosso riso por alguns momentos, mas jamais acabará com nossa confiança em Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de ...

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele di...

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caver...