Pular para o conteúdo principal

Perdão: A chave para a vitória no casamento (esboço de mensagem).



Mateus 18:21,22

 Falar de perdão é falar de Deus, é falar da graça, é falar da capacidade de oferecer aos outros uma memória apagada, sem registros, sem mágoas e sem as tatuagens do ressentimento.



Perdoar é deixar o outro nascer de novo na nossa história, sem as memórias que fizeram dele uma desagradável lembrança.



Falar de perdão é falar de um alto padrão, é falar de algo que o mundo não ensina.



Falar de perdão é falar de vida, de saúde, de paz e da verdadeira humanidade individual que se transforma na semelhança de Deus, pois quem não perdoa, adoece e se deforma como gente.



Falar de perdão é falar do sentimento essencial para se viver com o coração descoberto neste mundo de agressões e de facas afiadas.



Falar de perdão é falar de Jesus e dos homens que com Ele almejam ficar parecidos.



Falar de perdão é falar da repetição da vida de Jesus na nossa pobre, frágil e caída humanidade individual.



Falar de perdão é falar de Deus na minha e na sua vida.



I. O PERDÃO NO CASAMENTO



Ninguém está preparado para casar, para uma relação a dois, sem antes haver passado pela aula do perdão.



Ninguém consegue viver a dois se não tiver aprendido sincera e profundamente a perdoar.



O que acontece quando não há perdão no casamento?



Em primeiro lugar. Quando não há perdão, qualquer motivo é razão para separação.



· É o temperamento incompatível,

· o gênio difícil e agressivo de um ou do outro;

· é a altura, a feiura,

· a gordura ou o mau hálito;

· é a cultura, o marido que fez um curso a mais e que agora acha que a mulher é uma ignorante, coitadinha.



Quando não há espírito de perdão, os pequenos motivos tornam-se grandes razões, as pequenas desavenças transformam-se em guerras, as pequenas feridas se convertem em cânceres incuráveis.



Em segundo lugar, quando não há perdão no casamento destrói-se a unidade do casal.



· Quando um casamento acaba é porque antes do fim já acabou o diálogo,

· já acabou o sexo,

· já acabou a vida em comum.



Em terceiro lugar, Sem perdão o que resta no casamento é a lei da dureza do coração.



Sem perdão não há nenhum casamento que sobreviva.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novamente,pois ele sabi…

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada.
Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de lado o qu…

O desafio da liderança espiritual (esboço).

Liderança em qualquer lugar é um desafio. Onde existir um grupo de pessoas se fará necessária a presença de um líder. Josué, desde cedo foi muito bem treinado por seu mentor Moises. No entanto, a ideia de substitui-lo um dia, o deixava apavorado.

 Js 1. 1-9

I. ALGUMAS LIÇÕES QUE JOSUÉ APRENDEU.

1. Ninguém é insubstituível.

A primeira lição que Josué aprendeu é que ninguém no mundo é insubstituível. Esta é uma verdade incontestável inclusive referente a Moises. Não deve ter sido nada fácil para Josué aprender isto, justamente substituindo o líder que ele cresceu vendo realizando milagres fantásticos. Moises, aos olhos do “garoto” Josué, era alguém sem igual, sem comparação e sem substituição até aquele momento.

2. Nenhum projeto, nenhum ministério pode girar em torno de uma pessoa.

A segunda lição aprendida por Josué é que todo projeto vindo de Deus precisa girar em torno de propósitos firmados em Deus. Ministérios que giram em torno de um líder e, dele dependem para sobreviver, esta…