Pular para o conteúdo principal

As últimas coisas XI. A segunda vinda de Cristo em relação ao milênio.



O período do milênio.

2 tm 4.1 – “conjuro-te, pois, diante de deus, e do senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino”.

Seu inicio será marcado pela revelação de Cristo e por uma série de julgamentos, o resultado disse é que o pecado e os pecadores serão removidos da terra. Mt 13.41; Mt 25.31-46

Quanto ao fim do milênio, será marcado pela soltura de Satanás e pelo julgamento das nações que negaram ao senhor.

Ap 20. 3, 7-9 – “encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para ajuntá-las em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou”.

Durante a dispensação do Reino, os homens nascerão com natureza má como agora, e, igualmente com agora, prestarão obediência fingida ou exterior ao governo de Cristo. Por ocasião do encerramento da dispensação do Reino, quando Satanás for solto por pouco tempo, encontrará seguidores entre tais homens, que virão dos quatro cantos da terra. E Satanás irá liderá-los em um ataque contra o acampamento dos santos, o que sem dúvida, se refere a Jerusalém; mas ali se serão derrotados e condenados, pois descerá fogo do céu e os destruirá.

O caráter do milênio.

a)    Justiça. Is 32.1 “EIS que reinará um rei com justiça, e dominarão os príncipes segundo o juízo”.

Sl 66.3; 81.15; Zc 14.17-19

A justiça será obrigatória durante o milênio, e assim predominará. O pecado e a desobediência serão castigados com julgamentos e castigo sem burocracia e demora.

b)    Conhecimento universal de Deus. Is 11.9 “Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar”.

O conhecimento de Deus será disseminado pela face de toda a terra. Jesus cristo, pessoalmente, será o principal meio dessa propagação (Is 2.3). O poder de Satanás desaparecerá, pelo que os homens possuirão conceitos claros e corretos a respeito de Deus e sua vontade.

c)    Paz. Is 2.4 “E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear”.

Is 9.6,7 “menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para firmá-lo e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto".

Finalmente o mundo saberá realmente o que é paz. Um absolutamente ausente de guerras, brigas e toda sorte de confusões.

d)    Prosperidade. Is 35.1,2 “O DESERTO e o lugar solitário se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa. Abundantemente florescerá, e também jubilará de alegria e cantará; a glória do Líbano se lhe deu, a excelência do Carmelo e Sarom; eles verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus”. Outras passagens que falam disso: Is 51.3; Am 9.13

Durante a dispensação milenista a humanidade não conhecerá a fome, nem a miséria, e nem mesmo a desigualdade econômica. Será um reino de abundante prosperidade.

e)    Longevidade. IS 65.20 “Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado”.

A idade física que o homem atingir será determinada, ao que parece, aparentemente pela sua obediência à lei de Cristo. A desobediência, ao que indica, produzirá a morte.

f)     Universalidade de domínio. Zc 14.9 “E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome”.

Fp 2.10 “Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra”.

Jesus Cristo voltará a este mundo a fim de assentar-se sobre o trono de Davi, para reinar sobre a casa de Israel e sobre o mundo inteiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “ Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7 A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo. MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novam