Pular para o conteúdo principal

As últimas coisas X. A segunda vinda de Cristo em relação a Israel e às nações.




Israel será restaurado à sua própria terra.

Ez 36. 24-28 – “E vos tomarei dentre os gentios, e vos congregarei de todas as terras, e vos trarei para a vossa terra. Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus”.

O templo e seu culto serão restaurados.

2 Ts 2.3,4 – “alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.”

Dn 11.31; Ez 42.48; Mt 24.15; Dn 9.27; is 66. 1-3; Ap 11. 1,2

Israel confirmará um pacto com o Anticristo, o qual será depois por ele rompido.

Dn 9.27 – “E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.”

Israel passará pela grande tribulação – a ultima metade da septuagésima semana de Daniel, período de três anos e meio.

Jr 30.6,7 – “Perguntai, pois, e vede, se um homem pode dar à luz. Por que, pois, vejo a cada homem com as mãos sobre os lombos como a que está dando à luz? e por que se tornaram pálidos todos os rostos? Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante; e é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela”. Para melhor entendimento, confira as passagens citadas abaixo para elucidação: Dn 12.1; Mt 24. 15-22, 29; Ap 3.10; 7.14; 11.2; Dn 7.25; 12.7

Israel terá uma conversão nacional por ocasião da volta de Cristo.

Is 25.9 – “E naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e ele nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos; na sua salvação gozaremos e nos alegraremos.”

Rm 11. 16; Is 66.8; Dn 12.1; Mt 24. 15-22, 29

Serão missionários às nações.

Is 2. 1-3 – “PALAVRA que viu Isaías, filho de Amós, a respeito de Judá e de Jerusalém. E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor”.

Sl 76. 1,2; Is 27. 6; Zc 27.6; 8.13, 21-23; Rm 11. 12,15

Israel será estabelecida permanentemente na terra.

Am 9.15 – “E plantá-los-ei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o Senhor teu Deus".

A segunda vinda de Cristo em relação às nações.

Serão separados por meio de julgamento.

Mt 25. 31-33 – “vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor apartam dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda”.

Esse julgamento terá o proposito de determinar quais nações serão incluídas e quais serão excluídas no reino milenar de Jesus Cristo; o julgamento será baseado no tratamento dado, por essas nações aos mensageiros do Reino (Mt 25.40, 45; Zc 14. 1-4, 16-18).

As nações salvas participarão do reino milenar com Cristo.

Mt 25.34 – “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”.

As nações salvas serão aquelas que tiverem recebido a salvação nacional, escapando da destruição que será lançada contra os ímpios e desobedientes; e essas nações salvas obterão entrada no Reino de Cristo. Inclui também, sem dúvida, sua salvação eterna e pessoal, obtida mediante a aceitação de Jesus Cristo, não apenas como Messias ou Rei, mas também como Salvador (Zc 14. 16,17; Is 19. 23-25).

As nações ímpias serão excluídas do reino milenar e sofrerão condenação eterna.

Mt 25. 41-46 – “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna”.

As nações condenadas, ou “cabritos”, serão aquelas que tiverem demonstrado sua rejeição do Rei e do evangelho do reino pelo seu modo de tratar os mensageiros do reino. Essas nações receberão condenação e perdição, não apenas nacional, mas também individual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “ Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7 A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo. MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novam