Pular para o conteúdo principal

As últimas coisas VI. COMO SERÁ A SEGUNDA VINDA DE CRISTO?



A forma e os pormenores detalhados da segunda vinda de Cristo é talvez o ponto de maior discussão da escatologia.

Há aqueles que defendem que a Igreja passará pela grande tribulação atribuindo à volta de Jesus um estágio único. Estes tem sua fundamentação bíblica para alegar tal coisa, e honestamente, a Bíblia dá margem para isso.

Outros acreditam na segunda de Jesus em dois estágios, sendo que o arrebatamento da Igreja ocorreria no meio da grande tribulação. Investigando esse aspecto teológico perceberemos que também há base nas Escrituras para essa idéia.

Mas o grupo de maior expressão nesse fórum escatológico é certamente aqueles que crêem na segunda vinda de Jesus em duas fases sendo o arrebatamento da igreja antes da grande tribulação e o retorno à terra após um período de sete anos findando a grande tribulação. Essa é seguramente a corrente escatológica mais popular e também mais difundida na cristandade. Tim Lahaye escreveu um livro de 250 paginas intitulado “Sem medo da tempestade” muito bem fundamentado teologicamente. Existem vários outros livros escritos sobre isso, mas esse foi o melhor que já li sobre esse tema.

Concluo, portanto, que o pré-tribulacionismo não é apenas a crença mais popular sobre o arrebatamento da igreja, mas também, a que melhor pode se harmonizar com o ensinamento geral das escrituras. Embora a Bíblia dê margem para o arrebatamento no meio da grande tribulação ou após a tribulação, o pré-tribulacionismo é o que nos causa menos problemas com o contexto geral das Escrituras.

A volta de Jesus será pessoal e corporal.

At 1.11 - Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes subir.

Jesus Cristo voltara pessoalmente. Ele mesmo disse: “...voltarei...”; o apostolo Paulo declarou: “...o Senhor mesmo... descerá dos céus...” Jesus virá corporalmente. Os anjos anunciaram: “Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes subir".

Ela será duas fases.

A volta de Cristo será dupla; não se trata de duas vindas, mas sim, de dois estágios de uma só vinda.

Primeira fase: Nos ares para buscar seus santos – o arrebatamento.

1 Ts 4. 16, 17 -  “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.”

A palavra nesse texto “encontro”, no original grego, significa “encontrar para voltar junto”. Os santos serão arrebatados para se encontrarem com Cristo, nos ares e, após um intervalo em que determinados fatos se verificarão, retornarão com o Senhor para a esta terra.

Segunda fase: À terra – em companhia de seus santos – a manifestação ou revelação.

2 Ts 1.7-9 “E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, Como labaredas de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder". Para melhor entendimento, leia também: Cl 3.4; 2 Ts 2.7,8

Este segundo estágio da volta de Cristo é que se dará inicio às relações de Jesus com Israel e com as nações na qualidade de Messias e Rei.

Sua segunda vinda será visível.

Hb 9.27,28 - E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. Veja ainda: Ap. 1.7; Mt 24.26,27; 1 Jo 3.2,3

Jesus Cristo na sua segunda vinda, será visto pela Igreja por ocasião do arrebatamento e pelo mundo inteiro por ocasião da sua aparição (segunda fase) com os anjos e todos os seus seguidores de todas as gerações. Este evento será de extremo impacto para o mundo inteiro como nunca jamais fora visto.

Além de visível, ela será súbita.

Ap. 22.7,12, 20 - Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro. E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.

Dizer que a volta de Jesus será súbita significa que ela acontecerá repentinamente, em um momento surpreendente para os desavisados. De conformidade com o testemunho dos Evangelhos, foi em vista do caráter repentino de sua volta que Jesus salientou a necessidade da vigilância por parte dos seus discípulos.

A volta de Jesus será iminente.

Tt. 2.13 - Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo. Você pode conferir ainda: Hb 9.28; 1 Ts 1.9,10; Rm 13.11

Com o termo “iminente,” em relação à volta de Jesus, queremos dizer do ponto de vista profético, e não histórico que Cristo poderia ter voltado a qualquer momento durante a era cristã passada; e desse mesmo ponto de vista, que ele pode vir a qualquer instante futuro. O que não podemos, é fazer prognóstico cronológico de sua volta, ou seja, Jesus pode voltar hoje mesmo, mas também pode voltar daqui a cem, duzentos anos ou mais.

Comentários

  1. Bom dia,
    Exortando para edificar...

    Desculpe-nos, mas o termo "segunda vinda de Jesus", está registrado nas Escrituras apenas uma única vez (Heb. 9:28), relacionando as vindas do Senhor, “COM O PECADO DO POVO”, e não propriamente com a ordem das vindas, como interpretam erroneamente todas as teologias Evang/cristãs.
    Há séculos que os teologandos tem usado uma parte desse verso, para criar uma doutrina contrária a realidade bíblica; porém, isso pode ser facilmente comprovado pelas Escrituras, mediante o modo e a cronologia dos fatos, pós-morte e ressurreição do Senhor, conforme a seguir:

    -A 1ª vinda de Jesus do céu à terra antes da cruz, quando o Senhor já veio “com o pecado do povo” (Mat. 1:21); essa vinda ocorreu na plenitude dos tempos, ao se fazer carne conforme (Jo. 1:14). O autor de aos Hebreus desde a primeira parte do verso 9:28, já havia colocado essa primeira vinda, em relação "AO PECADO DO POVO", conforme temos também ensinado.
    ”Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez PARA TIRAR OS PECADOS DE MUITOS...” Heb. 9:28a.

    Nota: Embora Cristo tenha nascido, vivido e morrido sem pecado, a partir da queda de Adão, Ele não somente havia assumido os nossos pecados (Gen. 3:15 – Isa, 53:4 – 2Cor. 5:21), como também, já havia morrido por eles (em figuras), desde a fundação do mundo (Apoc. 13:8).

    -A Segunda vinda de Jesus do céu à terra, depois da cruz: “A PRIMEIRA VEZ SEM O PECADO DO SEU POVO" (Heb. 10:16,17 e 18), ocorreu oito dias depois da sua ressurreição em Galiléia, após haver recebido do Pai no céu: “TODO O PODER NO CÉU E NA TERRA”, conforme (Mat. 28:16 a 20; Jo. 20:26). Fato esse também testificado pelo o autor de aos Hebreus.
    “E quando OUTRA VEZ (segunda vinda) INTRODUZ NO MUNDO O PRIMOGÊNITO, diz: E todos os anjos de Deus o adorem”. Heb. 1:6.

    -Portanto, a próxima vinda global do Senhor, será “A SUA TERCEIRA VINDA PESSOAL À TERRA”. Já em relação ao pecado do seu povo sim, será "A SUA SEGUNDA VEZ, SEM PECADO” conforme está escrito:
    ”Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, APARECERÁ SEGUNDA VEZ, SEM PECADO, aos que o esperam para salvação” Heb. 9:28.

    Conforme vimos, o autor do post ao pregar novamente uma segunda vinda de Jesus, manifestou claramente sua falta de conhecimento do assunto; imperdoável para quem quer pregar escatologia sem os erros teológicos.

    Se desejar crescer em graça e em conhecimento, peça gratuitamente o nosso estudo e gráfico escatológico, com a ordem e a cronologia da Grande tribulação, vinda de Jesus e arrebatamento da Igreja (menos o dia, a hora da vinda...), pelo E-mail: Jaime.ap@hotmail.com.

    Abraços,
    Jaime e Júlio – Curitiba Pr.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “ Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7 A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo. MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novam