Pular para o conteúdo principal

As últimas coisas V. O CARÁTER DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO.


Quanto ao caráter da segunda vinda de Jesus quero tratar de alguns aspectos em particular como, por exemplo: Como será sua segunda vinda? Quais são os sinais de sua volta no céu, na terra e no mar? E os aspectos políticos e sociais? Entre outras questões.

As perguntas levantadas acima serão respondidas nas próximas postagens. Nesta postagem, veremos o que não podemos considerar como a segunda vinda de Cristo. Há muitas coisas que são faladas, mas veremos apenas as principais e as mais populares.

a)    A segunda vinda de Jesus não deve ser considerada a morte do crente.

Por ocasião da morte partimos pata estar com Cristo; por ocasião da segunda vinda ele virá até nós (Fp 1.23; Jo 14.3). Jesus faz a distinção entre a sua vinda e a morte do crente. A morte do crente para estar com Jesus e sua segunda vinda são duas coisas completamente diferentes. Cristo e os apóstolos nunca ordenaram que os santos aguardassem a morte, mas repetidamente, exortaram-nos a esperar a vinda do Senhor (1 Co 15.51,52).

b)    A segunda vinda de Jesus não deve ser considerada como a vinda do Espirito Santo, no dia de pentecoste.

Em sentido muito real e importante, a vinda do Espirito Santo foi uma vinda da presença de Jesus, mas isto, em quase nenhum aspecto particular pode ser identificado com a segunda vinda de Cristo. É verdade que Jesus esta no meio da igreja, porém ésta presença é apenas espiritual, o que também é muito importante, pois sem sua presença espiritual entre nós não seriamos corpo vivo de Cristo. Entretanto, diferentemente de sua presença espiritual como temos agora, na sua segunda vinda, teremos a presença física de Cristo, o que jamais pode ser confundido com a vinda do Espirito Santo que já ocorreu. A vinda do Espirito foi um evento passado, que se repete sempre que um pecador se arrepende e é introduzido pelo mesmo Espírito na Igreja, Corpo de Cristo. Já a volta de Jesus à terra é um evento futuro, que todos os habitados pelo Espirito santo estão aguardando.

c)    A segunda vinda de Jesus não deve ser considerada como a conversão do pecador.

Cristo não arrebata o pecador convertido para estar consigo por ocasião da conversão; pelo contrário, vem habitar com ele em seu íntimo. Somos salvos não apenas para ir para o céu, mas para glorificar o nome do Senhor. Fomos criados e salvos para a glória de Deus.

d)    A segunda vinda de Jesus também não deve ser considerada como a expansão do cristianismo.

A expansão do cristianismo será gradativa e sem qualquer das manifestações fenomenais que acompanharão a volta pessoal do Senhor Jesus, que será súbita e acompanhada de vários fenômenos. Além disso, o cristianismo é um fenômeno religioso, politico, histórico e social e, compararmos o cristianismo com a Noiva de Cristo tem sido algo muito perigoso. É verdade que oficialmente, o evangelho tem se expressado historicamente através do cristianismo, mas o cristianismo sob-hipótese alguma é detentor exclusivo do evangelho. Alias, pelo contrário, o cristianismo, seja ele católico, protestante, ortodoxo e até mesmo evangélico na tentativa de conquistar, parece que tem afastado mais as pessoas do evangelho da graça de Jesus do que levado o evangelho às pessoas. O problema do cristianismo seja ele em qualquer forma como se apresente, é que se tornou uma estrutura humano/religiosa rígida e complexa e, Jesus jamais se amolda a estruturas humanas e nunca se confina às ideologias humanas. Portanto, a Noiva de Cristo, Corpo de Cristo é uma coisa, e expansão do cristianismo é outra.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de ...

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele di...

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caver...