Pular para o conteúdo principal

As últimas coisas III. A RESSURREIÇÃO.



         No Velho Testamento temos alguns ensinamentos a este respeito: “Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos.” Is 26. 19

Há ainda várias outras passagens que tratam diretamente dessa questão: Ez 37.1-17; Jó 14.12-25. Apesar destas passagens do Velho Testamento, que falam claramente da ressurreição, devemo-nos lembrar de que só no Novo Testamento é que encontramos essa doutrina perfeitamente desenvolvida.

As declarações mais preciosas que encontramos sobre esta doutrina são as que constituem a resposta de Jesus aos saduceus, que negavam a ressurreição (Mc 12.18-27). Jesus citou uma passagem do livro de Êxodo mostrando que os saduceus estavam errados: “Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó.” Ex 3.6.

A idéia mais acentuada e mais clara é a que achamos no Evangelho de João: “Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?” Jo 11.23-26. Ainda temos outros textos: Jo 5.25-29; At 17.18; 24.15.

Muito mais acentuada está essa doutrina nas Epistolas. Nelas, a ressurreição de Jesus é o fundamento da esperança cristã e a garantia da ressurreição daqueles que nele creem (1 Co 15.20,21).

Quanto à ressurreição deparamos com um problema que desejamos considerar ainda; consiste este problema sobre a natureza do corpo que o homem há de ressuscitar. Com que corpo o homem ressuscitará? Quais são as transformações pelas quais o corpo tem de passar? E qual a relação do novo corpo para com o corpo sepultado?  Sabemos que o corpo atual pode ser enterrado, queimado, ou ainda perder-se no mar. Por isso perguntamos: qual a relação do novo corpo com o corpo velho? Criará Deus um corpo inteiramente novo? Certamente não podemos responder a todas estas perguntas satisfatoriamente. Podemos, porém, procurar esclarecer a questão baseado no capitulo 15 da primeira carta aos Coríntios; para isso, vamos considerar o seguinte:

a.    O novo corpo ressuscitado não será composto da mesma matéria de que se compõe o corpo atual, porque há grande diferença entre a ressurreição final e o revivificamento de alguns, como Lázaro, o filho da viúva de Naim, etc. a ressurreição final de que nos fala a Bíblia não é simplesmente o levantamento do cadáver. Ainda outra indicação de que não pode ser este mesmo corpo o que há de ressuscitar, é que este não serviria para a vida no além. O corpo do caroço da manga não serve para fazer parte da árvore que, certamente, tem já outra fase de vida.  Daqui concluímos que o nosso corpo, provavelmente, será também diferente, porque tem que adaptar-se a uma vida diferente.

b.    O novo corpo será espiritual: “Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.”1 Co 15.44. Este corpo espiritual de que o apostolo fala aqui há de ser diferente do corpo físico. “E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente. Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo. Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves. E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela. Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.” 1 Co 15. 37-44

c.    Sem dúvida alguma, há de haver certa relação entre os dois corpos, embora não fique claro como será essa relação. O que podemos afirmar com toda certeza é que semeia-se em corrupção, mas se ressuscita em incorrupção.

Há ainda outras questões que precisamos considerar sobre a ressurreição.

a.    O corpo ressuscitado será inteiramente livre de enfermidade, dor, debilidade, e da morte. (Ap 21.4)

b.    Nosso corpo será glorioso e, poderá atravessar o espaço com a rapidez de um relâmpago. Poderemos dá a volta ao mundo em poucos segundos.

c.    Teremos o poder de penetrar as substancias sólidas. Não seremos impedidos por nada de ordem material, simplesmente os atravessaremos!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de ...

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele di...

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caver...