Pular para o conteúdo principal

As últimas coisas I. A MORTE FÍSICA



A morte é certamente um dos grandes mistérios da nossa existência. Há pessoas que entram em pânico só de ouvirem o som dessa palavra “morte”. Não temos informações detalhadas, nem profundas sobre a vida após a morte. No entanto, as escrituras dão informações suficientes para nos deixar seguros acerca desse mistério. Jesus venceu a morte, abrindo assim o caminho para seus seguidores passarem com segurança.

O fato então é o seguinte: apesar de todo mistério envolvendo a morte, não precisamos temer. Todos nós teremos de passar por essa experiência, e isto, de certa forma é um pouco assustador, como tantas outras experiências na vida são assustadoras. Porém, sabemos que seremos recebidos em um mundo de paz e plena alegria, onde não haverá tristeza, nem dor.

A morte física é a separação da alma ou espirito (que é a própria pessoa) do corpo, pela qual o homem é introduzido em outra dimensão da existência.

A Bíblia afirma que tanto a morte física quanto a morte espiritual é o resultado do pecado. A morte é o primeiro efeito externo ou manifestação visível do pecado, e será o ultimo efeito do pecado. Rm 5.12; 1 Co 15.26

Se olharmos para trás, a morte física pode ser considerada o fim de uma carreira, mas se olhamos para o futuro pode ser considerada o inicio de uma nova carreira. Na realidade, a morte do corpo não é o começo nem o fim de uma nova vida, senão uma experiência na vida. A morte fecha a vida numa esfera, mas abre em outra esfera. A existência antes ou depois da morte são apenas fases diferentes de uma mesma vida, que continua através de todas as experiências.

É importante notar aqui que a morte física, para o crente, deixa de ser uma pena ou castigo, como acontece com o descrente. Isto é, para o crente a morte perde o aguilhão. “Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Co 15.55-57.

Para o crente a morte se torna serva “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.” Fp 1.21-23.

Resumindo sobre a morte física tiramos as seguintes conclusões:

·         Que ela faz parte das consequências do pecado e tem em si um elemento do castigo divino.

·         Que para aquele que permanece no pecado ela serve de elemento de castigo.

·         Que para o crente verdadeiro ela perde este elemento de castigo e se transforma numa serva.

·         Que a vitória sobre ela nos é garantida pela ressurreição de Jesus.

Pela graça do Senhor,

Serra, 13 de Abril de 2012.

Ismael.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de ...

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele di...

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caver...