Pular para o conteúdo principal

Jesus vem!



Esse artigo é a introdução da apostila que estou concluindo para servir de base para uma série de estudos que ministrarei sobre escatologia. Essa postagem é uma "canja" do que vem por aí. Espero que você acompanhe minhas publicações aqui no blog. Estarei postando tanto o texto das ministrações sobre escatologia quanto as gravações em áudio. Sugiro que você visite esse blog ao menos uma vez por semana para acompanhar as novidades que por aqui não faltam. Se preferir, participe comigo ao vivo no templo da igreja batista paz e vida: rua dos eucalíptos nª 352, Feu Rosa, Serra. Estarei iniciando a conferência sobre a volta de Jesus Cristo dia 15 de março.
Você será muito bem vindo se puder participar, se não, então acompanhe pelo blog, e divulgue para seus amigos.   

A volta de Jesus e os assuntos ligados à sua volta, ou aos acontecimentos futuros é certamente o aspecto mais polêmico, intransigente e divisor de opinião em todo o estudo da teologia sistemática. Essas divisões e debates é talvez a maior razão da existência de seitas heréticas ao redor do mundo. Cada uma dessas religiões tem uma escatologia e, todas elas alegam ter sua fundamentação na Bíblia. O problema todo dessa questão, é que há uma enorme diferença entre ter fundamentação bíblica e simplesmente alegar ter fundamentação nas Escrituras. Lembro-me quando ainda estava no seminário meu professor de hermenêutica dizer que para criar uma heresia bastava pegar um texto fora do seu contexto e formar um pretexto. Pronto, estava criada uma heresia.
Mas o problema é bem pior do que pensamos. As divergências escatológicas são bem patentes nos círculos cristãos; na verdade, para ser mais exato, essas divergências (que não são poucas) existem abundantemente nos círculos evangélicos nas suas mais variadas formas. Isto se dá, devido às muitas escolas de interpretação da escatologia. Parece que a maioria das pessoas, inclusive os mestres e estudiosos da Bíblia tem enorme dificuldade ou realmente não conseguem estudar as Escrituras sem um conceito pré-estabelecido.
Embora existam tantas teorias, teses e opiniões as mais diversas sobre as questões relativas ao futuro da humanidade, uma coisa é certa e todos os cristãos concordam: Jesus voltará. A volta de Jesus a esta terra é um fato indiscutível para todos os verdadeiros crentes. A discussão, entretanto, gira em torno de questões como, por exemplo: quando será a Sua volta? Como será? Quais são os sinais? Sua volta será antes, depois ou no meio da grande tribulação? E o milênio, é literal ou simbólico? São estas e muitas outras perguntas que existem, e, que tentarei responder nesse estudo com equilíbrio e bom senso, buscando sempre o respaldo bíblico. Não prometo que terei uma resposta satisfatória para todas as questões; mesmo porque a própria Bíblia também não tem. E, é justamente por isso que existem tantas heresias: os homens inventam respostas e atribuem essas respostas à Bíblia ou a Deus.
Dentre as principais correntes teológicas sobre a segunda vinda de Cristo temos os amilenistas, estes negam a existência do milênio; os pós-milenistas acreditam no milênio, porém, não um milênio literal de mil anos, mas um espaço que compreenderá como “a era da Igreja” e se findando com uma conversão maciça mundial e a volta de Jesus; já os pré-milenistas acreditam que Jesus voltará para dá inicio ao milênio, período de tempo que a maioria defende que será de mil anos literalmente.
Em relação à volta de Jesus X grande tribulação, temos alguns grupos que se subdividem dentre os pré-milenistas numa discussão sobre o arrebatamento: os pré-tribulacionistas creem que Jesus arrebatará a Igreja antes da tribulação; os midi-tribulacionistas creem no arrebatamento no meio da tribulação; já os pós- tribulacionistas defendem que o arrebatamento e a volta de Jesus em glória será o mesmo evento e ocorrendo após a grande tribulação. Veremos em detalhe essas questões e muitas outras no decorrer deste estudo.
Qual é a minha posição quanto a todas essas correntes teológicas? Minha resposta é a seguinte: Não estou comprometido com nenhuma delas, ou seja, não estou preso aos paradigmas, nem aos pormenores de nenhuma dessas escolas de interpretação dos acontecimentos futuros. No entanto, preciso ser honesto e esclarecer que estou mais inclinado a concordar com a interpretação pré-milenista e pré-tribulacionista. Além de tudo, não quero ir além da revelação bíblica, como é de costume fazer os grupos heréticos.
Quero encorajar você a prosseguir no estudo da Bíblia concernente a este tema. A minha proposta neste material não é colocar um ponto final nas diversas discussões que há sobre a volta de Jesus, nem muito menos, esgotar o assunto, mas apenas fornecer uma “centelha” que venha ascender no coração do leitor o interesse pelo estudo da Bíblia. Portanto, faça bom uso dessa apostila, estudando e conferindo tudo com as Escrituras, pois são elas que dão testemunho de Jesus e da vida eterna. É importante também você fazer uso de outras fontes de pesquisa para que o seu conhecimento da verdade acerca da volta de Jesus e seus desdobramentos sejam bem enriquecidos.
Boa leitura!
Ismael Filgueira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “ Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7 A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo. MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novam