Pular para o conteúdo principal

UMA CASA DIVIDIDA NÃO VAI PRA FRENTE!



Jesus disse em MT 12.25 que uma casa dividida contra si mesma não pode subsistir. Dai a importância de um casal viver unido. Na verdade, a unidade familiar, conjugal não virá automaticamente com o tempo; ela precisa ser construída. A unidade do casal não é mera opção pra quem quer ser feliz. A unidade conjugal é a única maneira do casamento se manter estável e seguro. E, é com muita sabedoria que um homem e uma mulher irão vencer os obstáculos que tentarão dividir uma família.

Vejamos alguns aspectos da vida, que em si mesmo não são ruins, mas, podem levar uma família a se dividir:

1.     O temperamento das pessoas.

Ninguém é igual à outra pessoa. Você é único: seu DNA, sua história, sua personalidade, temperamento e outros fatores torna você completamente diferente de qualquer pessoa. Isso significa que marido e esposa são pessoas diferentes. Na realidade, é necessário que assim seja; a tampa não pode ser exatamente como a panela para que aja um encaixe perfeito. No entanto, uma coisa precisa ser dita: o temperamento de alguém não muda, mas ele precisa ser transformado pelo Espirito.

2.    Administração financeira.

Geralmente discussões sobre dinheiro é motivo de muitas brigas entre os casais. Para piorar a situação, temos o forte assédio do consumismo e a facilidade de crédito, fazendo com que tantas famílias fiquem endividadas. A melhor maneira de lidar com o dinheiro ainda continua sendo a precaução na hora de gastar. Duas perguntas são essenciais antes de comprar qualquer coisa: primeiro. Eu realmente preciso disso? Segundo. Tenho como pagar sem comprometer outros compromissos financeiros assumidos?

3.    Relacionamento com os sogros.

Relacionar-se bem com a sogra, o sogro e os cunhados é uma arte que quem deseja viver em paz com o cônjuge precisa aprender. Tente viver em harmonia com os familiares do outro (a)

4.    Crises de saúde.

Um casamento só é realmente colocado à prova quando passa por uma crise de saúde. Lembro-me perfeitamente, que descobri o quanto Jane era importante para mim quando ela perdeu a primeira gravidez. Tive muito medo que ela morresse e, pensei no vazio que ficaria minha vida sem ela. Aquela experiência nos tornou mais maduros e fortaleceu o nosso amor.

5.    Sexo.

Esse é outro assunto que causa muita divergência entre vários casais. Ainda existe muito tabu para ser quebrado, principalmente no meio evangélico. Sexo não serve apenas para procriação. O sexo foi criado por Deus para que um homem e uma mulher casados desfrutem de muito prazer. Mas é preciso haver muito dialogo em torno desse assunto.

6.    Criação dos filhos.

Filhos também não deixam de dá motivas para dividir uma família. O casal deve entrar num acordo e falar a mesma linguagem diante dos filhos. Quando as Crianças e adolescentes percebem que os pais estão em desarmonia em relação a eles, a autoridade dos pais se enfraquece. O ideal é o casal discutir a criação (educação) dos filhos aparte, longe dos meninos. Também não é recomendável que o pai ou a mãe corrija o outro na frente dos filhos, a não ser, numa situação extrema.

7.       Assuntos de fé.

Por incrível que pareça, esse é um tema polêmica, até em casa. É muito comum em famílias tradicionalmente evangélicas haver discussões da “igreja”. O casal tem de ter muita cautela nesse ponto, principalmente diante dos filhos. Conheço pessoas, filhos de crentes, que se tornam adultos e não querem nem saber de “igreja”. Isto acontece, geralmente por causa do péssimo testemunho dos próprios pais, que quando estão juntos dos irmãos na fé, sorriam, abraçam, mas, quando estão em casa falam mal a torto e á direita. Esses pais não tem idéia do mal que estão cometendo contra si mesmos e contra seus filhos.

8.   Gosto pessoal.

 Até o gosto pessoal é motivo para separação de casais, por incrível que pareça. A intolerância, o egoísmo, a incompreensão e a falta de respeito é o que leva as pessoas a brigarem dentro de casa.

É a arrumação da casa, a roupa de cama, o tempero da comida, o time de futebol, o programa de TV, o lazer preferido. Unidade não é uniformidade. Pessoas que convivem juntas não precisam gostar exatamente das mesmas coisas para viver em harmonia. O que eles precisam acima de tudo é respeitar a liberdade que as outras pessoas têm de gostar do que quiser.

Assim como uma casa dividida não pode subsistir, uma família unida não pode ser fragmentada.

No amor de quem nos uniu em torno dele.

Ismael.

Feu rosa/ES

9 de dezembro de 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “ Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7 A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo. MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novam