Pular para o conteúdo principal

DONS ESPIRITUAIS V.


continuação da parte IV 



5ª MINISTRAÇÃO

Efésios 4. 11 e 12


XI.                   O DOM DE APOSTOLO

Num certo sentido este dom passou, morreu com os apóstolos originais de Jesus.

 Se entendermos o apóstolo como alguém que fala em nome de Cristo, com sua autoridade, então, neste sentido, o apostolado já não existe.

Nenhum homem de Deus, por mais santo e usado que seja, pode falar com a mesma autoridade que a qual Pedro, Paulo, Tiago, João e outros falavam. Eles tinham um comissionamento explícito, dado pessoalmente por Jesus, para falar em nome dele.


Em suma: não há mais apóstolos trazendo palavra ou revelação nova. Nesse aspecto o dom desapareceu. Contudo, no sentido do termo, esse ministério não terminou.

Neste ponto cabe a pergunta: o que significa ser apóstolo hoje?

·        O dom apostólico em nosso tempo é caracterizado pelo exercício de autoridade e liderança sobre um certo número de igrejas. É isso que depreendemos do ministério apostólico de Paulo. II Coríntios 10:13-14,

·        uma outra característica do ministério apostólico está em Romanos 15:20, onde Paulo afirma seu pioneirismo. Assim, apóstolo é alguém que anuncia o evangelho onde ele ainda não chegou: “esforçando-me deste modo por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora pregado” II Coríntios 10:16

·        A última característica do ministério apostólico é que ele possui especial autoridade espiritual. II Coríntios 10:8. Essa autoridade não é para estabelecer fundamentos doutrinários.

·        Apóstolo, portanto, é alguém eu exerce autoridade, lidera um certo número de igrejas; tem, enfim, um campo de trabalho maior do que o comum; manifesta sinais especiais no seu ministério, é pioneiro no que faz e possui grande autoridade espiritual naquilo que ministra ou empreende.


XII.                 O DOM DE EVANGELISTA

Este dom diz respeito à capacidade especial de comunicar o evangelho, levar descrentes a Cristo. Em Efésios 4:11 lemos que Deus “concedeu uns para evangelistas (...)” É importante lembrar que a evangelização não é tarefa exclusiva de um grupo de especialistas. Todos, como Corpo de Cristo, temos que mobilizar-nos para a evangelização. 

Dentre os exemplos máximos disso temos, o Dr. Billy Graham, que tem uma graça e um talento todo especial para atingir pecadores. Isso porque, do ponto de vista da sua mensagem, nada há de muito especial. Todavia a simplicidade, a convicção e objetividade com que ele a proclama transformam-na num acontecimento explosivo no coração do pecador que o ouve.

Acima de toda consideração sobre o fenômeno da comunicação em relação ao dom de evangelista, o fato marcante se relaciona à realidade da unção de Deus para aquela tarefa. Muitos se comunicam muito bem, mas unção é algo que vai além da boa comunicação. Unção é comunicação feita sob o poder do Espírito Santo.

O dom de evangelista tem aspectos diferentes.

1.      Primeiramente, eu acentuaria o dom de evangelismo pessoal.

o evangelista pessoal é dotado da capacidade de transformar churrascos em eventos evangelísticos, jogos de futebol em cultos informais, jantares informais em ceias de salvação. Tudo isso num clima de informalidade e espontaneidade, onde as coisas acontecem sem nenhum tipo de desconforto ou imposição artificial da mensagem.

2.      O segundo aspecto relacionado ao dom de evangelista é o evangelismo de massas.

Este aspecto também tem sua fundamentação na Bíblia.

a)      Jonas (que levou Nínive à conversão).
b)     Pedro (no dia do Pentecoste),
c)      Filipe (em Samaria e cidades vizinhas)
d)     e sobretudo Jesus (que viveu boa parte de seu ministério com as multidões

O evangelista é um somador no Corpo de Cristo. Digo que ele é somador porque é alguém que adiciona muitos à igreja.



XIII.              O DOM DE PASTOR

No N.T. o pastorado é um dom, não apenas uma função eclesiástica oficial. Isso me leva a afirmar que muitos que hoje são chamados pastores não são realmente pastores, na acepção bíblica do termo. E muitos dos que não são pastores (na perspectiva da oficialidade contemporânea do título) na verdade são pastores se forem considerados na perspectiva do dom, conforme o N.T. E por quê? Porque, pastor é hoje um título, um cargo. 


Às vezes aquele que é ordenado nem é dotado espiritualmente para ser pastor, se bem que possa ter outros dons. E há muitos na igreja que não são pastores ordenados, mas têm dom e ministério pastoral.


XIV.              O DOM DE MINISTÉRIO

Em Romanos 12:7, Paulo diz: “Se você tem o dom de ministério, então dedique-se ao ministério”. A exigência é de dedicação. Significa ajudar os outros em tudo que é necessário, para que certas tarefas sejam feitas para Deus. É dom de apoio. Em algumas ocasiões, o N.T. usa a palavra diácono para o ministro, e diaconia para ministério; exercer diaconia é ajudar, servir, apoiar. São ajudas que se fazem na igreja, no Corpo de Cristo. Daí concluir que todos os seus membros podem ter ministérios.


 continua na parte IV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “ Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7 A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo. MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novam