Pular para o conteúdo principal

DONS ESPIRITUAIS IV


... continuação da parte III

 


I.                   O DOM DE LÍNGUAS

O que é o dom de línguas? Trata-se de falar numa língua estranha, que você não estudou para aprender.

Como é possível falar numa língua nunca aprendida, e fazer isto em louvor a Deus?

O N.T. ensina que essas línguas podem ser compreensíveis ou não. No texto de Atos 2:11 parece que o fenômeno das línguas foi compreensível, porque pessoas de 17 nações, presentes no Pentecoste, ouviam os centos e vinte falar em sua própria língua materna acerca das grandezas de Deus.

O N.T. também ensina que o propósito básico do dom de línguas é edificar. Alguns versículos do capitulo 14 de 1 Co falam sobre isso:

V2. Pois quem fala em outra língua, não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.

V4.     O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja.
V16.                       Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera. E se tu bendisseres apenas em espírito, como dirá o indouto o amém depois da tua ação de graça? visto que não entende o que dizes.
V18.                       Dou graças a Deus, porque falo em outras línguas mais do que todos vós.
V19.                       Contudo, prefiro falar na igreja cinco palavras com o meu entendimento, para instruir, outros, a falar dez mil palavras em outra língua.

·        A Bíblia é clara; o dom de línguas tem por finalidade a edificação pessoal daquele que ora em linguas. Por isso as línguas só podem ser públicas se houver quem as interprete ─ cap. 14:27-28.

(explicar a diferença entre cultos com visitantes e reuniões de oração entre crentes  apenas)


II.                 O DOM DE INTERPRETAÇÃO

Possuir o dom de interpretação não significa ter capacidade linguística, saber traduzir!

 Paulo diz: se você fala em línguas e deseja edificar a igreja, ore para que possa interpretá-las. Desse modo você compartilha edificação com o povo. Mas quem fala em línguas pode ser interpretado por uma outra pessoa que possua o dom (I Co. 14:27-28).


III.              O DOM DE PROFECIA

É Romanos 12:6 e (outros textos), que fala deste dom. Lá, o apóstolo dá instruções sobre como deve ser utilizado: “Se profecia, seja segundo a proporção da fé”.

O dom de profecia é seguramente o mais problemático que existe. Não exatamente o dom em si, mas o que as pessoas querem fazer dele.

o que é profecia no N.T.? Como acontece?

1.     Ela pode acontecer na vida de alguém através da pregação das Escrituras Sagradas.

É I Coríntios 14:24-25 que diz isso: “Porém, se todos profetizarem, e entrar algum incrédulo, ou indouto, é ele por todos convencido, e por todos julgado; tornam-se-lhe manifestos os segredos do coração, e assim, prostrando-se com a face em terra, adorará a Deus, testemunhando que Deus está de fato no meio de vós”.

Às vezes, na igreja, não levamos muito em consideração a palavra profética, a menos que alguém feche os olhos e diga misteriosamente: “Assim diz o Senhor...” ou, “Deus esta me revelando...”.
Mas independente disso o Senhor está falando, e nós nos negamos a ouvir, em virtude dos nossos jargões e cacoetes.

2.     Também ele pode ser a expressão de uma exortação consoladora.

 Atos 15:32 diz o seguinte: “Judas e Silas, que eram também profetas, consolaram os irmãos com muitos conselhos e os fortaleceram”. Observe como, na mente de Lucas (que foi o escritor de Atos), o ministério profético tinha a ver também com conselho e fortalecimento de irmãos.


3.     Também a profecia pode vir advertindo acerca de alguma ameaça para o povo de Deus no futuro.

isto é, pode ter características preditivas. Não é o mais comum, mas é possível. Observe Atos 21;10,11, onde Ágabo profetiza acerca do futuro de Paulo e sua prisão. Ele fez isto pelo fato de ser profeta. Dessa forma deve-se dizer que o aspecto preditivo da profecia é biblicamente possível, porém, não é a mais importante e nem a mais comum de suas manifestações.


IV.              O DOM DE EXORTAÇÃO

Está em Romanos 12:8 “O que exorta, faça-o com dedicação”.

Não se trata de ficar apontando o dedo; é um aconselhamento espiritual que transmite ânimo e dá resultados.

Um exemplo disto esta em Atos 14:21-22, onde Paulo diz: “E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade, e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio e Antioquia, fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando, que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus”. 

continua na parte V

 No amor daquele que nos deu o dom da graça.

SerraES

14 de dezembro de 2011.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “ Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7 A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo. MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novam