Pular para o conteúdo principal

DONS ESPIRITUAIS III



... continuação da parte II


3ª MINISTRAÇÃO


Vimos na semana passada os dons de SABEDORIA, CONHECIMENTO (O CONHECIMENTO é a compreensão profunda das coisas de Deus) e, o dom de fé.


Hoje veremos os dons de cura, operação de milagres e discernimento de espíritos.

(1 CO 12. 8-11)

I.                    O DOM DE CURA

Diz o vers. 9: “a outros, o mesmo Espírito, dons de curar”.

 Isso significa servir de instrumento para a cura de doenças ou enfermidades. Tais pessoas são instrumentos de Deus para orar com os doentes. Elas têm um dom que vai além da fé daqueles pelos quais oram.

Ø  De que forma Jesus curou as pessoas?

1.      Jesus não curou todos.
2.      Curou alguns que demonstraram possuir fé.
3.      Mas curou outros que não demonstraram fé nenhuma.

Ø  Será, afinal, que a pessoa com este dom não fica doente? 

Ø  Possuir este dom não garante que as pessoas à volta sempre serão curadas, bastando que o possuidor do dom ore por elas.



II.                  O DOM DE OPERAR MILAGRES

O que significa a prática desse dom? É servir de instrumento para Deus realizar coisas maravilhosas.

Em Atos 19:11 Lucas diz que “Deus, pelas mãos de Paulo, fazia prodígios extraordinários”.



III.                O DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS

Significa saber se certas doutrinas, atitudes e motivações são de Deus ou têm outra procedência. Trata-se, portanto, de se ter a necessidade especial de discernir, perceber o que está por trás das coisas, sejam heresias, más intenções ou motivações ruins.

1 - O dom de discernimento de espírito é útil na detecção da obra dos espíritos enganadores.

Em Atos 16:17, Lucas narra que Paulo estando em Filipos, passava todos os dias por um certo lugar, e havia ali uma menina que vinha atrás dele gritando: “Esses são servos do Deus Altíssimo, que vos anunciam o caminho da salvação”.

A maioria de nós diria: “Que boa propaganda! Publicidade gratuita!” Mas Paulo ouviu aquilo e pensou: “Tem coisa errada nisso! Há um espírito maligno nesta moça; um espírito de perturbação, de adivinhação”. Um certo dia, diz Lucas que Paulo, indignado, parou, olhou para ela e disse: “Espírito imundo, sai dela”. E o demônio a deixou, e ela ficou livre. Paulo, cheio de discernimento, percebeu que ali havia uma manifestação do diabo, não uma exaltação ao Deus vivo.

2 - O dom serve ainda para identificar os verdadeiros profetas.

Primeiramente sabe-se se são verdadeiros pelo que falam: I Coríntios 14:29 diz que quando um profeta fala, os outros devem julgar sua profecia.

(Mt. 7:15, 21-23).
“Acautelai-vos dos falsos profetas que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! porventura não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muito milagres? Então lhes direi explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade”.

O dom de discernimento de espírito também manifesta sua eficácia no discernimento do ministério dos profetas/mestres/apóstolos através de seus testemunho de vida:


(Mt. 7:16-20).
“Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis”.

É desse modo que Jesus nos diz que o profeta tem que dar frutos; pode operar milagres, expulsar demônios, fazer curas; mas se pratica a iniquidade, o Senhor nunca o conheceu. Carisma não evidencia muita coisa. 

continuação na parte IV...
No amor daquele que se entregou por nós.
Ismael.

feu rosa, ES

8 de Dezembro de 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de ...

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele di...

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caver...