Pular para o conteúdo principal

QUANDO A CALAMIDADE BATE A PORTA



Jó 1. 1- 3.

INTRODUÇÃO

• Desde o inicio do meu ministério de pregador procurei evitar pregar sobre temas ligados ao sofrimento e à dor.


• Do que se trata o livro de Jó? Parece que o assunto principal tratado é o sofrimento. No entanto, o sofrimento é tratado apenas como pano de fundo. Visto como um todo o livro de jó é sobre fé.

I. A TRAMA DO LIVRO. CAP. 1 e 2.

Essa trama (que acontece nos bastidores) influi no contexto de tudo que se segue.

Jó será submetido a uma série de provações e sua reação se tornará objeto de disputa entre Deus e Satanás.

A - A sequencia dos fatos são os seguintes:

1. Satanás se apresenta ao Senhor junto com os anjos. V 6 e 7.

2. Deus apresenta Jó como representante do que a humanidade tinha de melhor. V8.

3. Satanás propõe um desafio

a) Ele acusa Jó de servir a Deus apenas por causa de sua boa vida.

b) A acusação feita por Satanás a Jó é na verdade um ataque contra o caráter divino.

(Ilustração do politico e do mafioso – comparação negativa de Deus).

B - Os mensageiros das calamidades de Jó.

1ª Mensageiro. Roubo e morte de empregados. V 14 e 15
2ª Mensageiro. Incêndio e morte de outros empregados. V 16
3ª Mensageiro. Mais roubo e mais morte de empregados. V 17
4ª Mensageiro. A pior noticia da vida de Jó. Morre todos os seus filhos ao mesmo tempo. V 18 e 19.

• Os objetivos de Satanás de fazer Jó blasfemar contra Deus não deram certo.

• O segundo golpe de Satanás contra Jó foi tocar em sua saúde. Jó 2. 3 - 4.

II. O QUE APRENDEMOS SOBRE AS CALAMIDADES (QUE NOS SOBREVEM) COM O LIVRO DE JÓ?

1. Aprendemos que o sofrimento não é castigo de Deus por causa do pecado e, nem a prosperidade um prêmio para os piedosos.

2. Em segundo lugar aprendemos que o sofrimento não é a pior coisa da vida, mas sim, perder a fé.

• A pergunta certa não é por que estou sofrendo?

• A pergunta certa é qual é o proposito?

• A causa do sofrimento não é tão importante quanto a nossa reação.

3. Fazer questionamentos a Deus não é pecado. Deus não condenou a duvida e o desespero de Jó, somente sua ignorância.

4. Quando sofremos parece que Deus está longe, mas é quando Ele esta mais perto.

5. O mais importante para Deus não é o nosso conforto, é o nosso caráter.

6. Aprendo também que a soberania de Deus é absoluta. Porque Satanás só me toca se o Senhor Deus todo poderoso dos céus e da terra permitir.

7. Eu ainda aprendo que mesmo que tudo esteja dando errado na vida, mesmo assim, Deus continua me amando e sabe o que faz comigo.

8. Aprendo que coisas muito ruins acontecem com pessoas muito boas.

9. Conselhos bem intencionados às vezes podem fazer mais mal do que bem.

Conclusão

Jó foi um reflexo antecipado de Jesus Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “ Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7 A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo. MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novam