Pular para o conteúdo principal

A PARÁBOLA DA GRAÇA - esboço



MT 20. 1-16
Jesus nos evangelhos nos apresenta uma nova matemática da nossa aceitação por Deus.
Há 4 histórias contadas por Jesus que demonstram isso:
1.      A parábola da ovelha perdida. Lc 15. 3-7

2.      O caríssimo vidro de perfume derramado sobre os pês de Jesus. Jo 12. 3-8

3.      A pequena oferta da viúva pobre. Mc 12. 41-44

4.      A quarta história é a parábola que lemos.

- A historia de Jesus não faz sentido do ponto de vista econômico – essa foi sua intenção.

- Essa é uma parábola da graça.

- Com quem a gente mais se identifica nessa parábola?

NÃO PODEMOS PERDER O PONTO PRINCIPAL DESSA HISTORIA!
1.       
Deus concede dons, não salários.

2.      Nenhum de nós recebe pagamento de acordo com o mérito, porque não somos capazes de satisfazer as exigências de Deus para uma vida perfeita.

COMO DEUS SE SENTE EM RELAÇÃO À HUMANIDADE?

a)      De um lado Deus nos ama.

b)      Do outro lado, Deus se aborrece com o nosso comportamento.

Somente a graça pode resolver esse dilema de Deus.

Is 55.8,9
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”

- Essa passagem é frequentemente citada como prova da distancia e do poder de Deus.

- No contexto, entretanto, Deus esta descrevendo Sua ansiedade em perdoar. V7
Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.”

- No coração do evangelho encontra-se um Deus que deliberadamente se submete ao poder irresistível do amor.
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca acaba”.      (1Co 13. 4-7)

- A graça não custa nada para quem recebe, mas tudo para o doador – a graça de Deus custou o exorbitante preço do calvário.

CONCLUSÃO
·         O mundo que vivemos é governado pela ausência de graça – tudo depende do que eu faço.

·         O reino de Jesus convoca a gente a trilhar outro caminho, um caminho que não depende de nossas realizações, mas, sim, da realização de Jesus.

·         Jesus na cruz do calvário já ganhou para nós a preciosa aceitação de Deus.


Feu rosa – ES
9 de outubro de 2011
Ismael.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “ Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7 A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo. MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novam