Pular para o conteúdo principal

O MONUMENTO DO IMPÉRIO UNIVERSAL



Li recentemente no jornal folha universal (periódico da IURD), uma matéria sobre a construção do “templo de Salomão”, templo que se tornará o maior e mais importante da igreja universal.
A matéria ressaltava a grandiosidade da obra, apontando para noticiários internacionais, como a BBC de Londres, que, segundo a folha universal destaca o grandioso monumento como uma das modernas maravilhas do mundo.
A igreja universal, que na verdade deveria se chamar IMPÉRIO UNIVERSAL DA BARGANHA COM DEUS, esta demonstrando para o mundo inteiro todo o seu poderio econômico. O orçamento dessa construção é de centenas de milhões de reais. Se a intenção de Edir Macedo é chamar a atenção dos homens, ele conseguiu.
Eu estava assistindo o programa de lançamento do projeto do “templo de Salomão”. Realmente é impressionante, algo magnifico, fenomenal, em matéria de arquitetura. Bispo Macedo estava empolgadíssimo com o novo empreendimento. Ele aproveitou a oportunidade, é claro, e fez o que faz de melhor, pediu dinheiro. Primeiro pediu dez mil, depois cinco mil e, finalizou pedindo mil reais. Logo após os pedidos, disse que quem desse pelo menos mil “VAI FICAR RICO”, foram suas palavras. Bem, você sabe tanto quanto eu que esse “império” chamado universal manipula várias centenas de milhares de pessoas no Brasil com promessas de riquezas. Fazem isso para tirar dinheiro das pessoas e, são muito bem sucedidos.
Mas, a questão é a seguinte: que relação com o evangelho, com Jesus pode ter um projeto dessa natureza? Os mais desavisados podem até responder: _Oh, é para a glória de Deus! Oh, é para pregação da Palavra de Deus!
Que glória Deus recebe erguendo-se uma réplica do templo de Salomão se ele não poupou nem mesmo o original da destruição?
Que interesse teria Deus numa construção dessas, se ele próprio disse que não habitaria em templos feitos por mãos humanas? O templo de Salomão, bem como tantas outras coisas do Antigo Testamento, para nós hoje, não passam de figuras, sombras da realidade que se cumpriram em Jesus, como disse o autor de Hebreus.
Já não precisamos de templos, tabernáculos, sacerdotes e vários outros aparatos para a adoração a Deus. Jesus disse à mulher samaritana em João quatro que a adoração não é nem no templo em Jerusalém e nem no monte em Samaria, mas em espirito e em verdade. Em Jesus, todos os acessórios condicionantes para chegar-se a Deus são dispensáveis.
A Igreja nasceu, cresceu, espalhou-se pelo mundo e se fortaleceu sem nenhum templo. O conceito de igreja/templo surgiu no quarto século com o imperador Constantino. Constantino que sistematizou a fé cristã, tornando-a religião. Podemos dizer que Constantino é o pai do Cristianismo como sistema religioso. Nossas ideologias, conceitos, pensamentos, em grande parte é herança constantiniano. Termos como cruzadas, conquista de territórios, dominar, ganhar, nasceu com Constantino. Faça uma comparação nos evangelhos e observe a linguagem de Jesus. Fique atento à forma como o Senhor tratava as pessoas.
A construção dessa replica do templo de Salomão é mais uma tentativa de trazer de volta os velhos rudimentos da lei à igreja. É o que Paulo chama de judaização da igreja. Leia a carta de Paulo aos Gálatas para que você fique mais inteirado do assunto.
Além de tudo, para a pregação da palavra de Deus não é necessário grandes templos confortáveis. O que sim, é preciso, é de pregadores comprometidos com a pureza e a integridade do evangelho de Jesus. O que o mundo carece não é de obras faraônicas construídas em nome de Deus. O mundo precisa de graça, precisa de ações movidas pelo amor ao próximo. O mundo não precisa de mais um monumento para admirar. O mundo precisa é de gente que ande nos passos de Jesus. O mundo já está farto, já está saturado de igreja/templo. O que o mundo necessita é de igreja/sal, igreja/luz, igreja que não se orgulhe de suas belas construções, mas de igreja que funcione como igreja. Igreja que acolha o pobre, o perdido e o desprezado, mesmo que estes não tenham nem onde cair morto.
E ainda, quantas creches, asilos, escolas, casas populares, hospitais, poderiam ser construídas com a grana violenta que está sendo gasto nesse suntuoso monumento? Quantas centenas de milhares de famílias carentes poderiam ser alimentadas? Quantas crianças abandonadas poderiam ser acolhidas? Quantos mendigos poderiam ser ressocializados?
Durante seu ministério, Jesus nunca se preocupou com construção de nenhum templo, nem mandou que seus discípulos construíssem. Não quero com isso dizer que nossos templos não tenha importância. Porém, não podemos superestimá-los. O rótulo não pode ser mais importante que o conteúdo.
Jesus não se interessa por coisas, o seu interesse é gente. O seu interesse é saber em que nós estamos interessados.
Pense nisso.
No amor do Pai,
Ismael.
Feu Rosa, 18 de outubro de 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “ Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7 A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo. MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novam