Pular para o conteúdo principal

ANDANDO COM JESUS PELO CAMINHO


Aquele que diz que esta nele, também deve andar como ele andou.
1 Jo 2.6
Andar como Jesus andou certamente é a melhor maneira de conhecer quem esta nele. A Palavra de Deus estabelece aqui uma conexão muito intima entre Jesus e aquele que diz que o segue. Há uma evidência visível que prova a nossa relação com Jesus. E qual é essa evidência?  O texto é claro, é andar como Jesus andou. Nesse ponto cabem duas perguntas: primeiro. Como Jesus andou? Segundo. Como estou andando na condição de quem esta nele?
 
Quanto à primeira pergunta como Jesus andou? Muitos gostariam de responder que ele andou como os grandes lideres da igreja evangélica, ou seja, vestido como um empresário bem sucedido; andando de jatinho particular e limusine; se hospedando em hotéis cinco estrelas; morando em mansões, coberturas e fazendas com diversos empregados; frequentando os melhores restaurantes do país e do mundo; possuindo um império com imensos templos, alguns com custo milionário, capaz de alimentar centenas de milhares de crianças morrendo de fome. Muitos gostariam de responder que Jesus andou com as pessoas mais influentes da sociedade, políticos, empreendedores de sucesso, destacados líderes, gente da alta.
No entanto, para infelicidade dos pastores que buscam tudo isso que mencionei acima isso não é verdade, graças a Deus. Então, como Jesus andou?  Andou como um homem simples de Nazaré, destacando-se não por usar roupas de grife, mas por sua pregação com autoridade. Não andou de carruagem, andou quase sempre de pé, de cidade em cidade, pregando o evangelho da graça e demonstrando empatia pelo sofrimento do povo. Não se hospedou em hotéis confortáveis, mas nasceu numa manjedoura, cresceu numa cidade pobre (Nazaré), trabalhou numa profissão dura e declarou claramente que “As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça ” (Lc 9.58). Jesus andava com gente simples do povo. Era querido pelas crianças, respeitado e admirado pelos rejeitados da sociedade: pobres, doentes e pecadores. Jesus não andava com os poderosos, pelo contrário, geralmente os evitavam sempre que fosse possível. E ainda, Jesus não se preocupava com a guerra cultural como os crentes se envolvem na atualidade e, nem era politiqueiro como muitos dos nossos pastores. O interesse maior de Jesus era saciar a fome das pessoas, curar suas feridas, consolar os corações e mostrar ao mundo que, nele, a preciosa aceitação de Deus estava conquistada. 
E eu, e você, como estamos andando? Qual é a semelhança de nossa vida com a vida de Jesus? Será que realmente estamos nele? Tenho a nítida impressão que a pregação evangélica contemporânea esta afastando mais do que atraindo as pessoas a andar como Jesus andou. Na ânsia de ver os templos lotados de gente, vários de nós caíram na cilada pragmatista, cedendo à mensagem gananciosa e materialista de prosperidade, oferecendo às pessoas um estilo de vida muito diferente de como Jesus andou. 
Você conhece um cristão com uma ou mais dessas qualidades de Jesus como as que mencionei acima? Não duvido que você conheça! Esse cristão, porém, de forma alguma, será considerado um líder de sucesso pela comunidade evangélica. Parece que somos uma igreja manca e, também míope, pois a igreja não sabe enxergar os que andam ou procuram andar como ele andou, salvo, algumas exceções.

No amor do Pai,

Ismael,

Cariacica – ES
16 de outubro de 2011


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “ Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7 A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo. MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novam