INTRODUÇÃO.
a. O texto tratado nessa mensagem aponta para a primeira geração após o reinado glorioso de Salomão.
b. Davi foi um grande rei. Conquistou novos territórios. Estabeleceu uma monarquia forte e deixou o cenário preparado para Salomão entrar em cena para se tornar o rei com maior esplendor e glória de Israel.
c. Com a morte de Salomão seus filhos não se entendem, há rebelião entre os súditos e o reino se divide.
d. É nesse contexto que surge um jovem profeta desconhecido. Ele é ousado e destemido. No entanto, fica privado de usufruir de regalias e privilégios. Isto lhe causa uma crise.
e. Temos ainda um segundo profeta. Este, vendo o sucesso do jovem profeta, também entra em crise. Seus sentimentos se confundem em admiração e inveja pelo profeta jovem.
f. A história descrita nesse texto mostra a força das ambiguidades, das contradições. Mostra os contrastes e as confusões que habitam o coração de qualquer ser humano.
g. Em nossa existência passamos por crises de identidade, crises circuntanciais e crises existenciais. Geralmente as crises existências são carregadas de coisas ambíguas. São sentimentos confusos, conflitos de ideias, desejos desarmoniosos. Coisas das quais qualquer pessoa normal pode passar no decorrer de sua vida.
Primeiramente Somos introduzidos na ambiguidade do profeta jovem. V7
Ele obedeceu ao Senhor. Ele Cumpriu sua missão conforme a palavra recebida, mas foi impedido de aceitar honraria e recompensas. Certamente isto lhe causou uma crise em sua mente. Uma torrente confusa de sentimentos deve ter invadido sua alma.
A ambiguidade do profeta velho.
Imagine o que deve ter passado na cabeça desse velho guerreiro? Ele tinha muitos anos de estrada e nada significante aconteceu em seu ministério de profeta por anos a fio. De repente aparece um “garoto” botando o dedo na cara do rei e fazendo milagres aparecer. Recebendo até convite para ir à corte real; coisas das quais ele viu acontecendo em sua vida só em sonhos.
Seus sentimentos se confundem e a ambiguidade entrou em ação. O que sentir em relação àquele jovem profeta? “ _ devo admira-lo por seus feitos grandiosos? Ou será que devo odiá-lo por usurpar a honra que sempre sonhei em ter?” essas e outras perguntas devem ter atormentado a cabeça daquele velho homem de Deus.
Esse tipo de coisa não acontece apenas entre profetas. Não acontece apenas entre líder e liderado. Acontece com qualquer tipo de pessoa, em qualquer ambiente. Pode acontecer inclusive entre pais e filhos.
Que lições aparece aqui na palavra de Deus, que são sérias e importantes que podemos tirar para a nossa vida? Há três lições que quero destacar:
Que lições aparece aqui na palavra de Deus, que são sérias e importantes que podemos tirar para a nossa vida? Há três lições que quero destacar:
1ª lição. Os momentos mais perigosos da vida são sempre aqueles que vêm depois das grandes conquistas.
Há uma sensação de alivio quando vencemos. Sentimos-nos fortes, capazes e merecedores daquilo que alcançamos. Essa boa sensação após as conquistas que obtemos é altamente perigoso para termos uma queda logo em seguida.
Não recue após a vitória. Mantenha a postura firme e vigilante que o levou a chegar até onde você está.
a) Exemplos do cotidiano:
b) Exemplos bíblicos:
· Jesus após descer o monte da transfiguração (expulsar demônio).
· Jesus após o batismo (deserto).
· Elias após derrotar os 450 profetas de baal (depressão).
2ª lição. As relações mais perigosas da vida são sempre aquelas que misturam admiração e inveja.
Cuidado com as pessoas que dizem ser o seu fã numero um. Elas podem até ter certa medida de admiração por você, mas podem também invejá-lo e desejar o seu lugar.
A historia nos mostra que foram os maiores fãs de celebridades assassinadas que os mataram.
3ª lição. As piores tentações são aquelas que usam a palavra de Deus de maneira manipuladora.
Exemplo: o diabo usando a Bíblia para enganar Jesus
Falar das manipulações dos dias atuais:
Há muita gente pelo Brasil à fora se arrebentando, pensando que Deus tem uma segunda palavra, através de uma profecia, de uma visão ou através de uma revelação. Não negocie a Palavra de Deus. Não abra mão de ficar com aquilo que Deus fala claramente em sua palavra. Jamais troque o certo pelo duvidoso. O certo é o evangelho. O duvidoso é o que muita gente anda falando que “Deus me disse”, “um anjo me falou” e tantas outras coisas que a gente ouve que acontece por aí.
Pr. Ismael Filgueira
Mensagem pregada dia 31 de julho de 2011 no templo da igreja batista paz e vida.
Comentários
Postar um comentário