Pular para o conteúdo principal

PERDÃO: MANIFESTAÇÃO DA GRAÇA


Mateus 18:21 - 35


INTRODUÇÃO

Falar de perdão é falar de Deus, é falar da graça, é falar da capacidade de oferecer aos outros uma memória apagada, sem registros, sem mágoas e sem as tatuagens do ressentimento.

Perdoar é deixar o outro nascer de novo na nossa história, sem as memórias que fizeram dele uma desagradável lembrança.

Falar de perdão é falar de um alto padrão, é falar de algo que o mundo não ensina.

Falar de perdão é falar de vida, de saúde, de paz e da verdadeira humanidade individual que se transforma na semelhança de Deus, pois quem não perdoa, adoece e se deforma como gente.

Falar de perdão é falar do sentimento essencial para se viver com o coração descoberto neste mundo de agressões e de facas afiadas.

Falar de perdão é falar de Jesus e dos homens que com Ele almejam ficar parecidos.

Falar de perdão é falar da repetição da vida de Jesus na nossa pobre, frágil e caída humanidade individual.

Falar de perdão é falar de Deus na minha e na sua vida.

I.                    O PERDÃO NO CASAMENTO

Ninguém está preparado para casar, para uma relação a dois, sem antes haver passado pela aula do perdão.

ninguém consegue viver a dois se não tiver aprendido sincera e profundamente a perdoar.

O que acontece quando não há perdão no casamento?

Em primeiro lugar. Quando não há perdão, qualquer motivo é razão para separação.

·         É o temperamento incompatível,
·         o gênio difícil e agressivo de um ou do outro;
·         é a altura, a feiúra,
·         a gordura ou o mau hálito;
·         é a cultura, o marido que fez um curso a mais e que agora acha que a mulher é uma ignorante, coitadinha.

Quando não há espírito de perdão, os pequenos motivos tornam-se grandes razões, as pequenas desavenças transformam-se em guerras, as pequenas feridas se convertem em cânceres incuráveis.

Em segundo lugar, quando não há perdão no casamento destrói-se a unidade do casal.

·         Quando um casamento acaba é porque antes do fim já acabou o diálogo,
·         já acabou o sexo,
·         já acabou a vida em comum.

Em terceiro lugar, Sem perdão o que resta no casamento é a lei da dureza do coração.

Sem perdão não há nenhum casamento que sobreviva.


II.                  O PADRÃO DO PERDÃO

Quando a gente se confronta com a necessidade de perdoar alguém devemos ter em mente seis realidades sobre o padrão divino de perdoar.

1. Devemos ter em mente que todos nós somos devedores. Todos devemos ao rei, todos devemos a Deus, todos devemos mais do que valemos.

2. Você e eu precisamos saber, sempre que estivermos confrontados com a necessidade de perdoar alguém, que todos nós recebemos graça (26,27).

A dívida está paga, está consumada não há mais o que pagar, Deus cancelou todo o débito, usou de graça para comigo e para com você.

3. Tudo q uanto nosso próximo nos deve é infinitamente menos do que aquilo que devemos a Deus.

·         Quando alguém houver feito alguma coisa contra você,
·         Quando alguém houver tomado emprestado e não tiver restituído,
·         quando alguém o tiver magoado, iludido, traído, enganado, saiba que sua dívida com Deus é infinitamente maior do que a dívida do seu próximo para com você.
·         A dívida de qualquer pessoa para comigo é infinitamente menor do que a minha dívida para com Deus.


4. Não perdoar ao próximo é tratá-lo como Deus não no tratou (28 e 30).


5. Todos os que recebem o perdão de Deus têm perante Ele o compromisso perpétuo de repetir o mesmo gesto com os outros tantas vezes quantas sejam necessárias.

6. Quem não perdoa coloca a si mesmo debaixo do juízo de Deus outra vez. E Jesus não brinca, diz: Assim também da mesma maneira (sem tirar nem pôr), meu Pai Celeste vos fará, se no íntimo, (não só na fachada; no faz-de-conta, mas no íntimo) não perdoardes cada um ao seu irmão (34, 35).

·         Há muitos verdugos psicológicos, emocionais e espirituais para nos punirem já nesta vida.
·         Quem não perdoa não será punido apenas na eternidade, é punido aqui.
·         Quem não perdoa já está sob o poder dos verdugos aqui.
·         Quem não perdoa fica com cancer na alma, envenena o coração e se autochicoteia pelo verdugo da consciência.
·         Quem não perdoa Flagela-se, encarcera-se, tem sua penitenciária neste mundo.


Para quem não aprende a perdoar há verdugos nesta vida e na outra. Ainda sobre o padrão do perdão saibam o seguinte: o padrão do perdão não é humano; seu padrão é divino.

A Natureza não está organizada para essa lei do perdão. A lei da natureza não admite perdão.

ILUSTRAÇÃO do beduino

É assim que Deus quer com você.


Por trás de cada ato de perdão existe uma ferida de traição, e a dor de ser traído não se desvanece facilmente.

Jose: exemplo de perdão.

Apesar de já termos ouvido tantas mensagens sobre o perdão, não perdoamos facilmente, nem somos facilmente perdoados.

Como é o perdão de Deus?

O perdão de Deus é incondicional; provém de um coração que não exige nada para si mesmo, um coração que esta completamente desprovido de interesses próprios. É o perdão divino que tenho que praticar em minha vida diária.

·         Em ultima analise o perdão é um ato de fé.
·         Perdoando outra pessoa, estou confiando que Deus é um juiz melhor do que eu.
·         Perdoando abandono meus próprios direitos de me vingar e deixo toda a questão da justiça nas mãos de Deus.

Embora o mal não desapareça quando perdoo, ele perde o seu poder sobre mim e é assumido por Deus, que sabe muito bem o que fazer.


Por que perdoar?

Primeiro. Porque O perdão é a única alternativa que pode deter o ciclo da culpa e da dor, interrompendo a prisão da ausência da graça. No Novo Testamento, a palavra grega mais comum utilizada para o perdão significa, literalmente, soltar, jogar para longe, libertar-se.

Segundo. Porque O perdão oferece uma saída. Ele não resolve todas as questões da culpa e da justiça – mas permite um relacionamento renovado, que recomeça.

Não perdoar aprisiona-me ao passado. Ex; José viveu longos anos com ressentimentos por seus irmãos.

A primeira e geralmente a única pessoa a ser curada pelo perdão é a pessoa que perdoa. Quando perdoamos, libertamos um prisioneiro e então descobrimos que o prisioneiro era nós mesmos.

O grande poder do perdão é que ele pode aliviar a força opressora da culpa sobre aquele que comete atos muito condenáveis. (ilustração do filme os miseráveis).

O perdão quebra o ciclo da culpa e afugenta a força opressora do pecado.


Muribeca –Serra
Junho de 2011
Ismael

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de ...

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele di...

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caver...