Pular para o conteúdo principal

A IGREJA COMO HOSPITAL - esboço


SÉRIE DE MENSAGEM: A VIDA DA IGREJA
1ª MENSAGEM: DEFININDO A IGREJA – A IGREJA COMO HOSPITAL
Jo 5. 1-3.
I.                    INTRODUÇÃO.

1.      O que a igreja não é ou não deve ser.

a.      A igreja não é um lugar
b.      Um espaço físico
c.       O templo
d.      O culto
e.      Uma instituição
f.        A denominação
g.      Uma empresa – negócio – empreendimento

2.      Ainda há aqueles que querem fazer da igreja:

a.      Um circo. Com muitas trapalhadas e varias formas de piruetas.
b.      Um cassino. Com todo tipo de jogadas.
c.       Um supermercado. Que você entra e compra só o que quer.
d.      Um clube. Você paga a mensalidade e vive isoladamente.
e.      Uma casa de show. Onde sou apenas um espectador.
 A igreja é a família de Deus, e o texto que lemos nos aponta algumas direções.
(explicar o texto)
3.      A igreja como hospital
Se a igreja deve ser como um hospital espiritual então entender o tipo de gente que frequenta um hospital e o que elas fazem nos ajudará a entender como uma igreja deve funcionar.
No hospital há gente que cuida e gente que é cuidada - Há gente que dá remédio - Gente que carrega os doentes - Gente que atende - Gente se tratando - Gente buscando o alívio da dor - Gente que cura e gente que quer a cura.

II.                  QUAL É A DIFICULDADE DA IGREJA PARA SER COMO UM HOSPITAL?

1.      Em primeiro lugar. A maioria de nós se considera apenas doentes crônicos em busca de cura nesse hospital chamado igreja.

a.      É gente que esta sempre observando como é tratada, mas não se preocupa se esta tratando bem ou não as outras pessoas.
b.      Gente que só quer ser abençoada. Não se importa em saber como pode  abençoar outros.

2.      A segunda dificuldade, é que outros de nós já começaram a entender que podem também curar, mas ainda continua se considerando na maior parte do tempo apenas um doente.
São os que se acham inválidos espirituais.
Aquele que se coloca como um inválido espiritual Sabe que tem algum dom.
sabe que pode ser muito útil. Mas se esconde, se encolhe e se escora em suas muletas.
a.      A muleta do trabalho
b.      A muleta da falta de tempo
c.       A muleta da falta de dinheiro
d.      Usam a família como muleta, os filhos.

3.      A terceira dificuldade da igreja para funcionar como hospital, é que existe gente até querendo ajudar. No entanto, ignora o próprio mal que esta nela.
Geralmente esse mal é o orgulho, a soberba, a altivez. Essas são doenças difíceis de curar.
4.      Nossa quarta dificuldade para ser como hospital, é que somente alguns de nós (a minoria) entende de forma saudável e equilibrada o seu papel como igreja.

a.      É gente que chegou mal. Recebeu o pronto atendimento. Foi medicada. E mesmo ainda se tratando ajudam os outros a encontrar alívio para sua dor.

b.      Esse tipo de gente tem na maioria das vezes consciência de suas debilidades e fraquezas, mas não se travaram e resolveram se engajar no trabalho de auxiliar na cura do próximo.


Mensagem pregada dia 7 de agosto de 2011
Na igreja batista paz e vida - Feu Rosa/Serra-ES
Ismael Filgueira da Silva

Comentários

  1. -Minha opinião, é que, a Igreja desde o seu princípio, tem para todos os homens , doentes ou não, uma diferença inigualável a outros lugares e é para todos , é a alegria proporcionada através da cruz e de Cristo, que quando praticada entre a comunidade se estabelece uma força, a força da alegria de estar em Cristo e saber q a vida eterna está garantida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “ Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7 A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo. MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novam