A Bíblia descreve no livro de 2 Samuel 9. 1-13 uma das histórias mais lindas e mais comoventes do Antigo testamento, entre o rei Davi e Mefibosete, filho de Jonatas e neto do rei Saul. Quero sugerir que você leia esse texto. Eu gosto de chama-lo de “Um relato fantástico da graça”.
A graça de Deus somente se tornou plenamente revelada, conhecida e manifestada com a encarnação de Cristo. O evangelho de João Diz que a Lei foi dada por meio de Moisés e a graça por meio de Jesus. Portanto, Jesus é a máxima expressão da graça. Sua vida inteira foi vivida manifestando e liberando graça por onde passava.
Já no Antigo Testamento, temos somente vislumbres da graça. E certamente, a pessoa que melhor entendeu a graça de Deus no Antigo Testamento foi Davi. Somente alguém que entendia a graça para fazer o que Davi fez.
Tudo aconteceu primeiramente porque Davi havia feito uma aliança com seu amigo Jonatas ainda antes de ser rei de Israel. Ele havia prometido a Jonatas que manteria viva a sua descendência. Alguns anos depois disso, morre o rei Saul e Jonatas. Durante a fuga, Mefibosete com apenas cinco anos de idade cai e fica aleijado. Ali começara o drama de Mefibosete. Ele cresce criado por estranhos. Vive escondido temendo por sua vida. Ele se torna uma pessoa sem boas expectativas para o futuro. Um ex-principe que tinha tudo do bom e do melhor, agora vivendo em Lo Debar, que significa mais ou menos lugar sem pastagem. Lo Debar era uma terra seca e árida.
Mefibosete não sabia, mas algo estava para acontecer que daria uma virada incrível em sua vida. Algo que lhe faria superar os muitos anos de amargura que ele viveu.
O rei Davi manda fazer uma varredura para encontrar algum descendente de Jonatas para que ele usasse de bondade. Finalmente os soldados do rei encontram Mefibosete. Ao abrir a porta, posso imaginar o pânico que tomou conta daquele pobre homem. Ele deve ter pensado que havia chegado o seu fim.
Ao encontrar com Davi no palácio do rei Mefibosete tem a maior e a melhor surpresa de toda a sua sofrida vida. Em vez de encontrar uma espada afiada cortando o seu pescoço, ele encontra a doce e maravilhosa graça de Deus manifestada através do rei. Davi o recebe com um ROSTO SIM e diz que a partir daquele dia ele seria como um dos seus filhos e comeria todos os dias na mesa do rei.
Assim como Davi, as pessoas que compreendem plenamente a graça tem um ROSTO SIM. Não seja uma pessoa amargurada, cheia de ódio no coração e destilando veneno para todos os lados. Aprenda a perdoar as pessoas e seja uma benção para os outros.
Deus também tem um ROSTO SIM pra você. Ele o ama com amor incondicional e estar completamente disposto a perdoar qualquer pecado que você tenha cometido. Assim como Mefibosete, não queira se esconder de quem só quer te fazer o bem.
Ismael Filgueira
Pastor da igreja batista paz e vida
Serra/ES, 18 de julho de 2011.
Comentários
Postar um comentário