Pular para o conteúdo principal

3ª PARTE - SUGESTÃO DE SOLUÇÕES PARA A IGREJA NA PÓS-MODERNIDADE


As perguntas que seguem abaixo foram elaboradas pelo professor Isaltino Coelho Filho tem o objetivo de levar a liderança das igrejas a refletir o seu papel.
1.    Tenho a preocupação de cuidar, de marcar a vida das pessoas, de deixar lembranças positivas, ou vejo meu ministério apenas pelo aspecto de cumprir uma missão?
O ministério pastoral antes de qualquer coisa implica no cuidado com as ovelhas. Jesus quando encontrou-se com Pedro após a sua ressurreição perguntou-he: você me ama? Então apascenta as minhas ovelhas. O líder é um influênciador e como tal deve se conciêntizar da oportunidade e responsabilidade que tem de deixar marcas positivas na vida das pessoas que estão sob o seu cuidado.
2.    Considero-me, como pastor, um produto acabado?
Pastor nenhum na face da terra é um produto acabado. O dia que o pastor se considerar um produto acabado ele estará de fato acabado. Sócrates, o grande filósofo, disse que sábio é aquele que sempre procura mais sabedoria. O rei Salomão disse algo bem oportuno sobre isso. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal (Pv 3.7). O pastor na realidade é uma ovelha como as outras, um ser humano com as mesmas carências, fraquezas e necessidades. Isto significa que ele também vive um processo de crescimento que não pode parar.
3.    Que características do pós-modernismo estou a ver em minhas ovelhas, mais comumente? E na minha conduta?
Essa é uma questão que vai exigir do pastor observação. O pastor inteligente ficará atento nas ocilações de comportamento do seu rebanho. E mais importante ainda, deverá ficar atento na própria conduta. É sempre essencial para o líder cristão fazer constantes comparações entre o perfil de um homem de Deus apresentado nas Escrituras e o seu comportamento no cotidiano.
4.    Estou na pós-modernidade, com o peso da autoridade? Como reajo à ésta  contastação e como me situo para responder aos desafios pós-modernos?
Ésta é mais uma boa pergunta que exige reflexão. Na éra moderna, em meados dos anos 70 e inicio dos anos 80 era bem mais fácil exercer a liderança. O líder se apoiava sobre o seu poder e raramente alguém ousava desafiar e questionar a sua autoridade. As coisas estão bem diferentes na atualidade. Agóra, o líder que insiste em um modelo de liderança baseado na força dificilmente sobreviverá por muito tempo. As pessoas da pós-modernidade querem um líder que as conquistem. Sómente depois elas reconhecerão e se submeterão  à sua autoridade.
5.    O que está no centro de minha visão pastoral?
A visão pastoral deve ser absolutamente acima de qualquer interesse terreno. O pastor tem que ter uma visão do Reino de Deus. Ele precisa encarar a igreja local da qual pastoreia como uma agência do Reino de Deus. Ísto significa que tudo que o pastor leva a igreja a realizar deve estar relacionado com os interesses do Reino. Tendo os interesses do reino de Deus norteando a sua visão, o pastor pode então desenvolver o seu ministério para a glória de Deus, sabendo que tudo quanto ele fizer será bem sucedido aos olhos do seu Senhor.
6.    Qual a minha visão de Igreja e qual o uso do púlpito que faço?
Quanto à igreja, a primeira coisa que jamais poderá esquecer é que ela não é sua propriedade, como um negócio particular. Não é meramente o seu ganha pão, embora tenha direito a ser sustentado pelos dizimos e ofertas dos fiéis. Não é também o seu império, onde ele possa mandar e desmandar como bem entender. O pastor precisa saber que a igreja é de Deus; uma comunidade de pessoas salvas pelo precioso sangue de Jesus, que deve ser treinada e equipada para alcançar o mundo com a mensagem da cruz. Em relação ao púlpito, o pastor deve fazer uso dele com temor, tremor e reverência. Pulpito não é lugar de desabavo, mas de proclamação da verdade de Deus. Pulpito não é palanque de politico, nem muito menos lugar de discursos vazios e sem sentido. Pulpito é o altar do Senhor, lugar onde o pastor se coloca como porta-voz do Senhor. Pulpito é lugar de se fazer ouvir a voz  profética de Deus.   
O líder evangélico não pode ser alguém levado por qualquer idéia facilmente. Sua mensagem deve estar fundamentada na Palavra de Deus; por isto, é imprescindível que ele sature a sua mente com as Escrituras sagradas e se dedique o máximo à oração. Ele deve ser uma pessoa reflexiva. Pastor tem que ser um pensador, um formador de opinião, um influenciador. E como tal, deve levar a igreja a dar respostas relevantes para a vida real das pessoas. A mensagem precisa despertar o interesse das pessoas. Ela deve ser bíblica, trazendo as respostas das questões pertinentes ao homem pós–moderno.
A fé precisa ser viva numa igreja. Parece banal, mas isto tem nexo. A igreja não basta ter o nome de cristã, isso apenas não muda a vida das pessoas. Ela  deve expressar o caráter cristão nas suas relações e no seu ambiente. O pós-moderno necessita ver uma igreja séria, espiritual, coerente em sua fé. As pessoas estão cansadas de tanta hipocrisia. De pessoas que discursam bem, mas que não praticam nada do que falam.
 Se o mundo mudou e as pessoas mudaram, a liderança cristã precisa mudar a sua maneira de interagir com aqueles que são objeto do amor de Deus. Não que isso signifique que devemos mudar o evangelho ou barganhá-lo, definitivamente não. Mas o que devemos mudar é nossa estratégia, nossa liturgia, nossa linguagem, ou seja, o nosso modus operandi, pois a igreja não pode mais pensar com a cabeça do século XX.

SERRA, DEZEMBRO DE 2009

PASTOR ISMAEL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “ Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7 A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo. MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novam