Pular para o conteúdo principal

O CIDADÃO PÓS-MODERNO - PARTE II

 

2.2. Características do pós-modernismo que mais nos afetam

Uma das características do pós-modernismo que mais nos afetam é o colapso das crenças. Não há um conjunto de valores. O que se faz é desmantelar as regras e as estruturas. Cada um acredita no que quer. Não importa se é certo ou errado. Se verdade ou mentira. Se moral ou imoral. É o que eu penso. Quem se importa? O que os outros tem a ver com isso?  É como diz um refrão de uma música de funk, cada um no seu quadrado. Cada um faz a sua própria regra, tem  a sua própria verdade, diz o que é o seu certo ou o errado e não aceita que ninguém dê opinião na sua vida. Afinal de contas, “se conselho fosse bom, ninguém daria, venderia”.
Outra característica é a busca de novidades exóticas. Normalmente as novidades são contra o estabelecido. Veja como a mídia cria mitos, cria conceitos, projeta sempre o que é contra o estabelecido. Um exemplo é a exaltação do Islã em uma novela recente, da Globo. Os evangélicos, enquanto isso são ridicularizados. Esta atitude surge, por causa das duas características seguintes:
 Um estilo de vida individualista, hedonista (doutrina filosófica que faz do prazer objeto de vida) e narcisista (pessoa que pratica culto da sua própria pessoa). Os jovens de hoje são individualistas, embora vivendo em "tribos". Não se espera deles patriotismo. São hedonistas, vivendo em função do prazer, não necessariamente sexual, mas a busca do que lhes é agradável. São narcisistas, no sentido de olharem mais para si que para o mundo. Isto não é uma prerrogativa exclusiva deles, mas de toda a cultura pós-moderna. O social e o outro são irrelevantes. O que vale é o próprio indivíduo.
outra característica do pós modernismo que mais nos afetam é a falta de uma cosmovisão. O pós-moderno não tem uma cosmovisão nem mesmo posturas coerentes. É a pessoa que nega a existência de Deus, mas que crê em energia vinda de um cristal. Que nega a historicidade de Jesus, mas acredita em duendes.  "Nenhuma certeza pode ser imposta a ninguém", diz o pós-moderno. (COELHO FILHO, 2002, p. 12)
O quadro abaixo dá uma visão geral das características do homem pós-moderno.

Verdade
Relativa e não absoluta.
Instituições
Falharam em promover um mundo melhor
Autoridade
Sinônimo de opressão - Crise de liderança.
Valores
Não há padrão de certo e Errado - Troca do ético pelo estético
Viver
Individualista, Hedonista, Narcisista e Secularizado.
Religião
Menos dogmática e mais experimental e pragmática
Ideologia
Plural – Todas têm suas verdades.
Passatempo
Buscar o novo
Bênção
É um produto conquistado.
Pecado
Não existe - não se sinta culpado liberte-se da culpa.
Existência
Preciso pertencer a alguma coisa - As tribos Urbanas.
Princípios
Devem ser politicamente corretos.
Realidade
È o que percebemos e o que sentimos.
Progresso
De maneira sustentável - forte apelo ecológico
Espiritualidade
Mística e Esotérica

In: PEREIRA,  2009

A descrença nas instituições e nas figuras de autoridade é mais uma característica do pó-modernismo. As instituições sociais falharam em seu propósito de prover um mundo melhor. Os governos, a família, a escola, todos eles falharam. O jovem não crê na declaração romântica do educador de que está formando mente e educando para o futuro. Não vê o professor encarar a profissão como uma vocação, mas como um ganha-pão somente. Não vê a escola como um lugar agradável nem crê no seu discurso de que estudando a pessoa pode ter oportunidades.
A descrença nas instituições e nas figuras de autoridade acarretou no desenvolvimento trágico de uma caracteristica que tem trazido muito sofrimento para os jovens da atualidade: É o seu espírito de rebeldia. John Stott (2003, p. 79),  escritor inglês, em seu livro Eu creio na pregação, nos relata:
Raras vezes, ou talvez nunca, na sua longa história, o mundo tem testemunhado semelhante revolta autoconsciente contra a autoridade. Não é que o fenômeno do protesto e da rebelião seja novidade. Rm 8.7., mas o que parece ser novidade hoje é tanto a escala mundial dessa revolta, quanto os argumentos filosóficos com os quais essa é reforçada. Não pode haver dúvida de que o século xx foi envolvido numa revolução global, condensadas nas duas guerras mundiais. A velha ordem esta cedendo a nova ordem mundial. Todas as autoridades aceitas (família, escola, universidade, estado, igreja, Bíblia, papa e Deus) estão sendo questionadas.
Certamente o que Sttot disse acima é verdadeiro e constitui um dos maiores desafios que a igreja precisa vencer. Além de tudo, se quisermos alcançar o homem pós-moderno precisaremos entendê-lo. Com a decepção da modernidade e a morte da razão o homem saiu em busca de novos paradigmas buscando significado para a sua vida.

FEU ROSA, DEZEMBRO DE 2009

ISMAEL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “ Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7 A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo. MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novam