Pular para o conteúdo principal

DESAFIOS DA IGREJA NA PÓS-MODERNIDADE


A pregação do evangelho nunca foi tarefa fácil em nenhuma época, E cada geração de discípulos é responsável por ganhar sua própria geração. O tempo passa e as pessoas mudam. Cada geração deve analisar e perceber quais são as barreiras que estão impedindo o evangelho de avançar e alcançar as pessoas.
Na meio evangélico há três tipos básicos de igrejas: primeiro a histórica, entre elas batistas, presbiterianas, metodista, congregacionais e outras. O segundo grupo é formado pelos pentecostais que são as assembléias de Deus, Deus é amor, Brasil para Cristo, Quadrangular, etc. Já o terceiro grupo é o mais recente, chamado de neo pentecostais, suas igrejas principais são a universal do reino de Deus, a internacional da graça e a igreja mundial do poder de Deus.
Os históricos e os pentecostais se divergem em muitos assuntos, mas são unânimes para criticar os neo-pentecostais. Alguns crentes das igrejas chamadas históricas ou conhecidas mais popularmente de tradicionais chegam a dizer que as igrejas neo pentecostais não são evangélicas, mas seitas eréticas.
Alguém pode argumentar que de fato existem algumas coisas em uma ou outra igreja neo pentecostal que são estranhas. Mas ninguém pode negar que justamente os neo pentecostais estão “acertando na mosca” quando a questão é alcançar as massas. É bem verdade que são grupos que fazem bastante uso do pragmatismo, ou seja, pregam o que as pessoas querem ouvir, mas seus objetivos são alcançados e os templos estão quase sempre lotados. Por outro lado isso nos leva a outro problema; igrejas cheias de gente, porém vazias, vazias de Deus, vazias de amor, de perdão, de misericórida.
Outros pontos positivos dos neo pentecostais é o seu sistema de governo centralizado. Isto faz com que os esforços e os recursos da igreja sejam concentrados nos objetivos traçados por seus líderes. Ísto facilita muito realizar  investimentos em propagandas, quase sempre usando a figura do líder. O uso maciço da mídia faz com que o pastor da igreja  possa entrar dentro da casa do indivíduo, quebrando uma barreira que talvez de outra maneira não seria possível quebrar. Nessa questão os neo pentecostais estão de parabéns, ninguém pode negar sua eficiência no uso da mídia.

3.1. Como pregar o evangelho numa sociedade pós-moderna?
 Um dos desafios da igreja hoje é penetrar na vida das pessoas. Porque o cidadão moderno não consegue e não deseja abrir mão de seu conforto privado. Não deseja abrir mão de sua forma de pensar e de agir; isso seria abrir mão de sua privacidade.
A privatização faz com que hoje em dia não haja sansões para as leis morais. Já descriminalizaram o adultério, querem descriminalizar o aborto, legalizar o casamento homossexual. Palavrão já não choca ninguém; os incomodados que se mudem. Por quê? Porque valores morais são coisas privadas, e ninguém tem nada que ver com isso, “contanto que eu fique dentro do meu quadrado”.
Os dois maiores desafios da modernidade, portanto, são a privatização e a desmoralização de nossa sociedade. Sem falar do relativismo, a visão de que não há ponto de referência fixo pelo qual a moralidade possa ser julgada. Todas as culturas e, em ultima instância, todos os estilos de vida, tem suas particularidades e em grande parte, muito além de qualquer avaliação. (Lutzer, 2007, p. 36). Essa é uma tendência que vem crescendo e tomando forma na sociedade nesse inicio do século XXI.
Já os métodos utilizados para evangelizar nos anos 70 e 80 não dão muitos resultados hoje em dia. Na verdade precisamos rever completamente nossos métodos e nos adequar para sermos mais eficientes na evangelização. A opinião de Isaltino Coelho Filho (2002, p. 11) é bem válida nessa questão:
Não podemos esquecer que temos valores eternos como cristãos que somos. Há valores temporários, locais e mutáveis. Há valores inegociáveis. O pregador e o pastor necessitam ter uma cosmovisão cristã completa, saber de sua fé e de seus valores e vivê-los. Muitos pastores não têm uma visão global do mundo, e, o que é pior, muitos não têm sequer uma visão global de sua fé, sabendo encaixar o mundo nela, analisando o mundo por ela. Sua fé é de pequenos credos, sem uma visão ampla do evangelho. Isto é trágico para um pastor. Sem uma visão global do evangelho fica difícil analisar o mundo.
Mas infelizmente, é esta a realidade de boa parte de nossos pastores. Há uma crise nos púlpitos evangélicos. Falta em alguns caráter, base sólida familiar,  senso crítico, conhecimento bíblico/teológico, conhecimento filosófico então nem sonhando. Por outro lado, alguns que tem estas coisas não tem unção, poder, amor pelas pessoas, piedade, vida de oração.
Na opinião do Bispo Robinson Cavalcanti o grande desafio teológico e pastoral da pós-modernidade é que passamos a viver uma era de incertezas. As pessoas perderam suas convicções. Não há mais paradigmas seguro do que é certo ou errado. Infelizmente cada um tem a sua própria verdade. Tudo isto leva as pessoas a viverem em meio a um lamaçal de incertezas. É por esta razão que é necessário levantar a voz profética na igreja.
Deus levantou João Batista como profeta em Israel depois de aproximadamente quatrocentos anos de silêncio profético. Foi uma época muito difícil em Israel. Roma tinha o domínio, o povo vivia orprimido pelos romanos aguardando a vinda do Messias libertador. Surgi então uma voz que ecoou do deserto. João batista, o profeta, levanta a sua voz profética com uma dura mensagem de arrependimento. Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados (Mc 1.4).
Segundo José Luiz Martins Carvalho, a influência dos perigos e desafios da pós-modernidade pode ser vislumbrada facilmente na vida da Igreja. Muitas igrejas evangélicas, consciênte ou inconsciêntemente, têm até mesmo adotado modelos eclesiásticos e pastorais que carregam em si a marca clara do mundo pós-moderno. É o pragmatismo. Alguns desistiram de lutar para fazer o que é certo. Preferem fazer o que dá certo. É menos cansativo e mais lucrativo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “ Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7 A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo. MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novam