O Brasil vive hoje um fenômeno religioso sem precedente. A vida religiosa do brasileiro esta mais intensa, e com a igreja evangélica não é diferente. Estamos crescendo assustadoramente. Igrejas surgindo todos os dias, templos lotados, lideres na mídia, canais de TV inteiros a serviço de denominações; artistas evangélicos, atletas de Cristo, shows gospel com Record de publico, cantores vendendo um Milhão de CDS, testemunhos de prosperidade, muitos batismos, e assim por diante.
Com tanto destaque, qual seria nossa caverna? O problema é que quanto mais crescemos mais nos encolhemos e desaparecemos, ou pior ainda, aparecemos em escândalos financeiros, sexuais, políticos, etc. Nossa triste realidade é que, por mais que sejamos numerosos somos ainda uma igreja fraca, ou seja, não estamos fazendo a diferença, não estamos salgando a terra e nem iluminando como disse Jesus.
“Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifique a vosso Pai que está nos céus.” Mt 5.13-16
Moro em um bairro, por exemplo, onde existem dezenas de igrejas. Mas o que prevalece é a violência. Não era pra ser assim. A igreja de Cristo neste lugar parece imobilizada.
Há gente que acredita que estamos passando por um avivamento nacional. Mas, não se iluda, isto nem de longe é avivamento. A realidade é que a igreja brasileira esta muito longe do centro da vontade de Deus. Há no nossa meio muita rebeldia, divisões, pecados sexuais, infidelidade, falta de amor, individualismo, opressão, e tantos males quanto podem ser mencionados. Somos uma igreja doente, minguada e deficiente.
O que precisamos para reverter essa triste situação? Honestamente não tenho a resposta. Somente Deus pode nos ajudar a sair dessa caverna. Mas tenho um palpite, e creio que é infalível e também bíblico. O povo do Senhor precisa clamar ao Deus do céu e da terra como recomenda o texto de 2 CR 7.14. “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” precisamos nos arrepender profundamente dos nossos pecados e nos voltar para Deus.
Somente um reavivamento genuíno e verdadeiro pode colocar a igreja brasileira no eixo. Nosso crescimento se tem dado como o crescimento desordenado das grandes cidades brasileiras, que vão se amontoando, formando favelas sem a menor infra-estrutura. Só Deus pode dar ordem ao caos.
Quero finalizar dizendo que em breve, eu creio, veremos e seremos uma igreja diferente, da maneira como ensina o novo testamento. Não irá demorar muito e testemunharemos um reavivamento como nunca houve antes no Brasil. Não quero apenas ver o avivamento, quero fazer parte desta gloriosa obra do Espírito Santo. Quero ser um instrumento de Deus para que o avivamento aconteça tão logo no solo dessa nação.
LARANJEIRAS – ES. MARÇO DE 2009
ISMAEL FILGUEIRA.

PARABENS, EXCELENTE ANALISE DA SITUACAO DA IGREJA DE HOJE. GRANDE CARATER NA HONESTIDADE DE DIZER QUE NAO SABE A SOLUÇÃO. DEUS NOS AJUDO A FAZER PARTE DA IGREJA REELEVANTE QUE IMPLANTA O REINO E INFLUENCIA POSITIVAMENTE.
ResponderExcluir