Pular para o conteúdo principal

CONSIDERAÇÕES SOBRE O MITO DA CAVERNA E A IGREJA BRASILEIRA


O Brasil vive hoje um fenômeno religioso sem precedente. A vida religiosa do brasileiro esta mais intensa, e com a igreja evangélica não é diferente. Estamos crescendo assustadoramente. Igrejas surgindo todos os dias, templos lotados, lideres na mídia, canais de TV inteiros a serviço de denominações; artistas evangélicos, atletas de Cristo, shows gospel com Record de publico, cantores vendendo um Milhão de CDS, testemunhos de prosperidade, muitos batismos, e assim por diante.
Com tanto destaque, qual seria nossa caverna? O problema é que quanto mais crescemos mais nos encolhemos e desaparecemos, ou pior ainda, aparecemos em escândalos financeiros, sexuais, políticos, etc. Nossa triste realidade é que, por mais que sejamos numerosos somos ainda uma igreja fraca, ou seja, não estamos fazendo a diferença, não estamos salgando a terra e nem iluminando como disse Jesus.
                                    
“Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifique a vosso Pai que está nos céus.” Mt 5.13-16
Moro em um bairro, por exemplo, onde existem dezenas de igrejas. Mas o que prevalece é a violência. Não era pra ser assim. A igreja de Cristo neste lugar parece imobilizada.
Há gente que acredita que estamos passando por um avivamento nacional. Mas, não se iluda, isto nem de longe é avivamento.  A realidade é que a igreja brasileira esta muito longe do centro da vontade de Deus. Há no nossa meio muita rebeldia, divisões, pecados sexuais, infidelidade, falta de amor, individualismo, opressão, e tantos males quanto podem ser mencionados. Somos uma igreja doente, minguada e deficiente.
O que precisamos para reverter essa triste situação? Honestamente não tenho a resposta. Somente Deus pode nos ajudar a sair dessa caverna. Mas tenho um palpite, e creio que é infalível e também bíblico. O povo do Senhor precisa clamar ao Deus do céu e da terra como recomenda o texto de 2 CR 7.14. “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” precisamos nos arrepender profundamente dos nossos pecados e nos voltar para Deus.
Somente um reavivamento genuíno e verdadeiro pode colocar a igreja brasileira no eixo. Nosso crescimento se tem dado como o crescimento desordenado das grandes cidades brasileiras, que vão se amontoando, formando favelas sem a menor infra-estrutura. Só Deus pode dar ordem ao caos.
Quero finalizar dizendo que em breve, eu creio, veremos e seremos uma igreja diferente, da maneira como ensina o novo testamento. Não irá demorar muito e testemunharemos um reavivamento como nunca houve antes no Brasil. Não quero apenas ver o avivamento, quero fazer parte desta gloriosa obra do Espírito Santo. Quero ser um instrumento de Deus para que o avivamento aconteça tão logo no solo dessa nação.




   LARANJEIRAS – ES. MARÇO DE 2009

ISMAEL FILGUEIRA.

Comentários

  1. PARABENS, EXCELENTE ANALISE DA SITUACAO DA IGREJA DE HOJE. GRANDE CARATER NA HONESTIDADE DE DIZER QUE NAO SABE A SOLUÇÃO. DEUS NOS AJUDO A FAZER PARTE DA IGREJA REELEVANTE QUE IMPLANTA O REINO E INFLUENCIA POSITIVAMENTE.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de ...

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele di...

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caver...