Pular para o conteúdo principal

O EVANGELHO X RELIGIÃO


A religião exige uma troca, um pagamento, uma barganha. O evangelho é graça e graça é gratuito.
Ouvi em uma determinada pregação um pastor de destaque em minha cidade em um evento para pastores e líderes dizer que “o maior sinal da graça de Deus na vida de uma pessoa é a sua boa condição financeira”. Não suportei ouvir aquela asneira e retirei-me imediatamente daquele recinto. Mas, o que me deixou mais indignado, foram os participantes daquele evento se alegrando com o que acabaram de ouvir. A ambição e cobiça dos que ouvem é o que alimenta a ganancia dos que pregam coisas como essa que acabei de citar.
Na verdade, estamos vivendo uma crise pior do que aquela enfrentada por Lutero. Pois naquele tempo, os homens da religião cristã vendiam a salvação, vendiam terreno, mansões no céu. Hoje os caras vendem é coisa aqui da terra mesmo. No tempo de Lutero, pelo menos, negociavam coisas espirituais. Já hoje, vendem coisas materiais.
A teologia da prosperidade com toda a sua maquiagem, com todo o seu circo, tem arruinado de modo trágico o meio evangélico no Brasil e no mundo. Até gente como Silas Malafaia que se dizia defensor dos evangélicos brasileiros se rendeu de corpo e alma à sedutora teologia da prosperidade pedindo costumeiramente ofertas altíssimas.
O povo evangélico precisa transicionar a cabeça de uma mente religiosa para o evangelho da graça de Cristo, que vai na contra mão de muita coisa que acontece no meio evangélico.  
Infelizmente na maioria das igrejas evangélicas o que tem prevalecido são as campanhas de barganha com Deus, os mecanismos de manipulação humana e as “armações ilimitadas”.
Que Deus tenha misericórdia de todos nós e conceda arrependimento aos líderes que só sabem lucrar com a maquina religiosa, que repito, não tem absolutamente nada a ver com JESUS e com o evangelho.


Por Ismael Filgueira
Pastor da igreja batista paz e vida
Serra/ES, 16 de Julho de 2011


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “ Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7 A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo. MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novam