Pular para o conteúdo principal

O QUE FAZER QUANDO AS PORTAS ESTÃO FECHADAS?


Js 6.1-7

Introdução.
  • Josué e o povo de Israel atravessaram o rio Jordão. Foi algo maravilhoso, milagroso, porque Deus estava com eles.
  • Josué estava muito motivado. Ele havia conquistado a confiança das pessoas.
  • Não é fácil substituir alguém que liderou um povo por 40 anos.
Ilustração: filho do pastor que assumiu a igreja após a morte do pai.

  • Após a atravessia do Jordão, há outro desafio a vencer, conquistar a cidade de Jericó.
  • Na vida sempre estamos enfrentando alguma coisa. Temos que matar um leão todos os dias para sobreviver.

A conquista envolve muitas dificuldades.
a)      A cidade estava rigorosamente fechada. V1

A palavra rigor/rigoroso no dicionário significa: rigidez, força, severidade extrema, maior intensidade.
Não existe vitoria sem luta, toda conquista envolve muitas dificuldades. Qual é o seu alvo de conquista? Que portas estão fechadas pra você?

b)      Ninguém saía e ninguém entrava. v1
Há momentos na vida que a dificuldade é tão grande que você não vê nada diferente acontecendo ao seu redor.
Há certas portas que estão fechadas de tal maneira que somente com uma palavra de Deus pra você se encorajar.
Por isto ha a necessidade da igreja ter pessoas encorajadoras, que sejam usados por Deus para liberar palavras de encorajamento àqueles que estão passando por dificuldades.

As pessoas vêem à “igreja” porque elas necessitam receber alguma coisa diferente do que elas recebem lá no mundo. A igreja precisa ter esse algo diferente para oferecer.

As pessoas são muito maltratadas no mundo, desprezadas, humilhadas, a maioria está com a auto-estima abaixo de zero. A igreja tem a chave para abrir as portas para essas pessoas.

Israel causou pânico no inimigo – o diabo também tem pânico da igreja.
Jesus disse que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja. MT 16.18

Não são os seus diplomas que Poe medo no inimigo, nem a sua inteligência, ou até mesmo a sua posição social. O que assusta o inimigo é saber que ele esta enfrentando um povo revestido do poder do Espírito Santo.

O que fazer quando você quer conquistar algo, mas as portas estão fechadas rigorosamente?
Você tem que Ouvir o que Deus tem a dizer. V2
O Senhor disse a Josué: olha, entreguei na tua mão...”

É preciso observar dois detalhes naquilo que Deus esta dizendo aqui.
a)      Quando o Senhor disse: olha, ele esta se referindo a algo que foi falado antes.
Deus nunca esquece as suas promessas. Alem disso, ele faz questão de nos lembrá-las.
b)      O Senhor disse: Eu entreguei. Deus já tinha aquela vitória como certa. V2.
 Não importa o quanto às portas estavam fechadas, ou quanto o inimigo com todo rigor oferecesse resistência. Deus disse que já havia entregado na mão de Josué.
 
O verbo entreguei esta conjugada no tempo passado, como um fato consumado.

Como podemos entender isso?
  • Deus não esta limitado pelo tempo como nós, para ele não há passado, presente ou futuro.
  • Para Deus Israel já havia conquistado Jericó, porque essa era sua vontade, ele havia prometido.
  • Quando o Senhor faz uma promessa, aquilo que prometeu já é uma realidade espiritual, que apenas precisa ser concretizada (materializada) no tempo e no espaço.
“E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.” Hb 4.13

Que lições podemos tirar disso?

  • Eu aprendo aqui que não devo ficar olhando para as circunstancias, para a situação, ou o quanto as coisas estão difíceis – devo olhar para o que Deus esta dizendo a meu respeito.
“... esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo...” Fp. 3.13,14

  • Você pode olhar para si mesmo e ver fraquezas, impossibilidades, você pode olhar para os lados e ver resistências, obstáculos. Mas Deus olha pra você e o que ele ver é alguém capaz, que pode alcançar, que tem chances. Deus quer que você seja uma bênção!

Ilustração: filme “em busca da felicidade”
Conquistadores não nascem prontos, eles são formados na luta do dia a dia.
As pessoas de maior sucesso no mundo não nasceram em berço de ouro, tiveram que conquistar cada vitoria com muito suor.

Alguns exemplos de grandes conquistadores da atualidade no Brasil:
  1. Presidente Lula.  Do sertão nordestino, no interior de Pernambuco para os galpões de metalúrgicos do ABC paulista. Foi líder sindical, exerceu grande influencia entre os trabalhadores e chegou ao topo mais alto da política: presidente da república.

  1. Silvio Santos. Um humilde feirante nas ruas de São Paulo venceu a barreira da pobreza. Hoje é um multimilionário empresário, dono de uma das maiores emissoras de televisão do Brasil, o SBT.

  1. Pele. Mineiro de três corações cresceu jogando pelada em campos emburacados e empoeirados, com os pés descalços. Pelé rompeu com a barreira do racismo, conquistou o mundo inteiro com o seu futebol mágico, se tornando o atleta do século.

  1. Hernandes Dias Lopes. Criado no interior do Espírito Santo, numa cidade pequena, longe da capital. Hoje é um bem conceituado pregador, pastor conhecido em todo Brasil, premiado este ano de 2007, como melhor escritor evangélico em duas categorias.

  1. Lauriete. Moça simples da Assembléia de Deus, que morava em um dos lugares na época, mais violento, pobre e precário de Vitória: São Pedro. Lauriete rompeu com todas as limitações. Hoje, além de empresária, é uma cantora de grande sucesso em nível nacional.

Eu poderia citar muitos outros exemplos de pessoas que conheço pessoalmente que se tornaram conquistadoras.

E o que as pessoas poderão falar de você?

Conquistadores não se deixam intimidar, enquanto as demais pessoas ficam deprimidas e desanimadas, eles conseguem ver o que ninguém mais consegue. Eles vêem possibilidades em meio ao desastre.

Ilustrações:
a)      Mulher que abriu uma lanchonete ao lado da fabrica.
b)      Esposa que passou a vender almoço para os colegas de trabalho do marido.
c)      Desempregado que virou comerciante.

A partir do vers.3 o Senhor mostra como a conquista se tornaria uma realidade.

Sempre que Deus faz uma promessa ele sempre aponta o caminho do cumprimento da promessa.

Para onde Deus APONTA, ele PAGA a conta.
Ilustração: jovem com chamado missionário que se desesperou.

Deus fala com Josué que três tipos de pessoas seriam envolvidos no seu plano para conquistar Jericó: homens de guerra, sacerdotes e o povão.
O que isto significa para nós hoje?

  1. OS HOMENS DE GUERRA. V3
  •  Para as portas se abrirem você tem de lutar como um guerreiro.
  • Covardes não vencem na vida, eles se encolhem no meio das lutas. Escoram-se no ombro dos outros, vivem à custa do suor alheio.
Ilustração do moço que pensava que as outras pessoas tinham obrigação de ajudá-lo.

O que eles deveriam fazer:
a)      Rodear a cidade.
b)      Cercar uma vez.
c)      Fazer por seis dias.


  1. OS SACERDOTES. V4
a)      Sete sacerdotes c/sete trombetas.
b)      Na frente da arca.
c)      No sétimo dia rodear a cidade
d)      Tocar a trombeta longamente.

  1. O POVO. V5
a)      Ouvindo o som da trombeta.
b)      Gritará.

Resultado:
a)       O muro da cidade cairá abaixo.
b)      O povo subirá nele.
c)      Cada um enfrente de si. Não poderia ter brechas.

Os VS 6 e 7 mostram Josué transmitindo o plano de Deus ao povo.
  • Quando Deus quer dar direção ao seu povo, primeiro ele comunica a visão com o líder. A visão de Deus parte da liderança.

  • Josué não teve que inventar nada, seu trabalho foi ouvir Deus, receber de Deus, e transmitir com fidelidade ao povo tudo que Deus mandou.

  • O seu trabalho não é ficar criando moda, inventando coisas, o que você precisa é aprender ouvir Deus. Descubra qual é a vontade do Senhor pra sua vida.

Como eu posso saber a vontade de Deus? Rm 12.2
A Bíblia diz que devemos orar de acordo com a vontade de Deus. A questão então não é a vontade de Deus mudar, mas, sim, eu é que preciso conformar a minha vontade á vontade do Senhor por meio da oração. Que é perfeita, boa e agradável.

Conclusão:
  • Não desista de conquistar aquilo que Deus colocou no seu coração.

  • Lute até o fim, acredite com Deus você pode.


SERRA - ES. SETEMBRO DE 2007

PR. ISMAEL FILGUEIRA 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “ Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7 A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo. MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novam