Pular para o conteúdo principal

JESUS DEVE SER O CENTRO OU NADA FEITO

O texto de Cl 1. 15 -20 mostra a supremacia de Cristo sobre todas as coisas. Cristo é o centro de onde tudo partiu e para onde tudo se convergirá. No entanto, quero tratar neste artigo apenas da centralidade do culto. Pois há cultos que o centro não é Jesus.

Há cultos que o centro é uma personalidade carismática: pode ser um pregador envolvente, um cantor gospel, um artista, atleta de Cristo, modelo, um ex-BBB, etc. Todas as expectativas nessa igreja costumam girar em torno dessa personalidade. Geralmente esse tipo de igreja esta localizado nos grandes centros urbanos e são igrejas que definem muito bem o perfil de pessoas que querem alcançar, quase sempre de pessoas da classe média, muito bem-sucedidas.

Há ainda cultos que o centro são os milagres, as curas e as pregações de prosperidade e triunfalismo, sempre seguidas de pedidos de ofertas para “ativar a fé” e poderem receber o “milagre”. Nessas reuniões as pessoas não participam atraídas pelo desejo de conhecerem Jesus. Elas vão pela vontade de ver o espetáculo, o show, a performance dos “gurus” de Deus. As igrejas que encabeçam esse tipo de culto são mais comumente as neopentecostais, com enorme acesso à mídia e também algumas comunidades e igrejas independentes em geral.

Existem também cultos que o centro são as “revelações” (apelido dado pelos pentecostais a um dom espiritual chamado em 1 Coríntios 12 de palavra de conhecimento). Esse tipo de reunião esta em plena Ascenção e acontecem com muito mais frequência nas periferias de grandes cidades, nas cidades pequenas do interior do Brasil e principalmente em vigílias e nos montes de oração. Tudo é feito com uma grande áurea de “espiritualidade e santidade”.

O perigo maior desse tipo de culto são as manipulações que ocorrem em nome de Deus. Isto, por causa das “revelações” que acontecem e são, quase sempre tendenciosas.

Minha pergunta nessa altura do campeonato é a seguinte: Se Jesus deve ser o centro da igreja e de todas as coisas que ela se relaciona, inclusive o culto, onde Ele fica nessa história toda?

Tenho a nítida impressão que a maioria dessa turma de pregadores (tenham eles o titulo que for) estão fazendo de Jesus apenas um pretexto para alcançar algum fim. Digo a maioria, porque acredito que existem alguns (minoria) desavisados; outros ignorantes no que faz, mas sinceros na intenção e ainda; outros sufocados, doido pra sair fora.

Há aqueles que usam o nome de Jesus para ficar ricos. Talvez outros estivessem buscando a fama. Ainda há, aqueles que buscam dominar e controlar outras pessoas

(infelizmente esse grupo é bem grande). E outros que usam o nome de Jesus para se auto promoverem.

Que Deus nos livre dessa gente obcecada pelas coisas da terra e que estão mais interessados em si mesmo do que no reino de Deus. Gente que se colocam como centro da “maquina religiosa” e deixam Jesus de lado, mas ainda assim, insistem em usar o seu nome (JESUS).

SERRA/ES, 5 de julho de 2011

Ismael Filgueira da silva

Pastor da igreja batista paz e vida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de ...

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele di...

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caver...