Pular para o conteúdo principal

A IRA DE DEUS E A CONSEQUENCIA DA COBIÇA


A IRA DE DEUS E A CONSEQUENCIA DA COBIÇA
Js 7.1-26


Introdução
  • Quando Josué com Israel destruiu Jericó, Deus falou claramente como eles deveriam proceder com os despojos (objetos que sobrassem dos inimigos).

  • A primeira parte do versículo 1 diz que os israelitas foram infiéis. A principio, temos a ideia de que o povo em geral estava em pecado. No entanto, gradativamente o texto vai nos mostrando o que realmente aconteceu.

  • O pecado é como câncer. Se não for tratado a tempo, leva á morte.

  • Pecado é como tomar sorvete numa taça suja de fezes. No inicio é uma delícia, depois vem o sabor horrível da sujeira.


As consequências do pecado de Acã.

1.      A Primeira consequência do pecado de Acã.  A ira de Deus se ascendeu contra Israel. V1

O pecado atrai a ira de Deus.
  • Cl 3.5,6 “Assim façam morrer tudo que pertence a natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria”.
Por causa dessas coisas vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência.”

  • Jo 2.36 “Quem crê no filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele.”

Quando você peca, não prejudica somente a si mesmo, mas todas as pessoas que estão ligadas a você serão atingidas.

Por que todos tiveram que sofrer por causa do pecado de um?
O povo de Deus é um corpo. Era assim com Israel, e é assim com a igreja hoje. Quando um membro do corpo está enfermo, todo o corpo sofre. Esse é o princípio da unidade.

2.      A segunda consequência foi que tiveram que fugir do inimigo. V4
 Você não pode resistir o ataque do inimigo vivendo em pecado.
Tg 4.7 “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.”

  • O pecado enfraquece a pessoa tirando-lhe a força para enfrentar o inimigo.

  • Veja que o texto citado acima diz que primeiro precisamos nos submeter a Deus.

3.      A terceira consequência que aconteceu. Foram perseguidos e derrotados por um pequeno povo. 36 homens morreram. V3, 5
 Quando você vive em pecado, haverá perseguição e derrota até nas pequenas coisas. 

4.      Outra consequência. O povo desanimou completamente.
Essa não foi uma consequência direta do pecado de Acã, mas devido perceberem que a benção do Senhor havia se afastado deles. Eles temeram a ira de Deus. v5
A benção de Deus esta longe daqueles que vivem na pratica do pecado.

Você precisa se afastar do pecado para viver uma vida feliz e vitoriosa.

Como Deus classificou aquela desobediência. V11
a)      Israel Pecou.
b)      Violou a aliança.
c)      Apossou-se de coisas consagradas.
d)      Roubo.
e)      Engano.

Qual foi exatamente o pecado de Acã?
O pecado de Acã foi a cobiça.
A cobiça é a raiz dos demais pecados. Tg 1.13,14 “Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: ‘Estou sendo tentado por Deus’. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido.”

O pecado se processa em três fases. V21

Olhar, desejar e se apossar.

Foi a mesma coisa que aconteceu com Eva no jardim do Éden. Gn 3.6 “quando a mulher viu que a arvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto...”

  1. Ele diz: quando vi. Os olhos são as janelas da alma. Jesus falou o seguinte sobre os olhos em Mateus 6.22 “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.”

  1. Após ver, ele diz: eu os cobicei.
A cobiça é algo interno, ela domina a mente.
Não podemos confundir cobiça com tentação. A tentação acontece na primeira fase, ou seja, quando olhamos.
A cobiça é obsessiva; é o veneno da alma; ela enfeitiça a pessoa, corroendo o caráter.

  1. Acã viu uma linda capa babilônica e um pouco de prata e uma barra de ouro, cobiçou, e agora finalmente, se apossa deles.
Uma vez que a cobiça nos encanta, ela não desistirá até que o seu objeto de sedução seja totalmente tomado.

Qual deveria ser o destino desses objetos?
Temos a resposta em Js 6. 17-19.
A cidade de Jericó com tudo que nela existia foi consagrada para destruição. V17
Aqui precisamos fazer três observações:

a)      Raabe com toda sua casa seria poupada. V17
b)      O povo deveria Ficar longe das coisas consagradas. V18
c)      A prata, o ouro e outros metais seriam do Senhor. V19

Quando Acã encontrou aquela capa deve ter pensado: “que mal há nessa capa? Como Deus pode condenar uma coisa tão linda assim? Não entendo porque devo destruir algo que sempre sonhei possuir; que me faz tão bem; que aprecio, admiro, desejo? Eu sempre sonhei com uma capa desse jeitinho; linda, maravilhosa. Agora, ela esta na minha frente? Não posso acreditar!”
Enquanto Acã passeia seus olhos sobre aquela capa, sua mente viaja: “Quanto desperdício, destruir uma coisa linda assim, peça rara, nunca vi nada igual! Qual o problema em ficar com essa capa? Ela me poderá ser de grande utilidade. Irei guardá-la; ninguém vai perceber; é apenas uma capinha inofensiva. Tenho certeza que mais tarde Josué ainda vai me agradecer.
Mas, e Deus? Bem, não acredito que de fato Deus se interesse por essas questões sem importância; Deus deve ter coisas mais sérias para se preocupar.

O que teria pensado Acã quando achou a prata e o ouro?
Acã era um típico crente carnal, e como tal, deve ter pensado: “Por que eu deveria levar essa prata e ouro para o tesouro do Senhor? Deus não precisa disto. Eu sim estou precisando; afinal de contas, estou dando um duro ‘danado’, trabalho de sol a sol, marchei à semana inteira, dei sete volta hoje em torno dessa muralha enorme; estou exausto. Agora que encontrei essa pratinha e ouro tenho que devolver? Essa não, de jeito nenhum. De qualquer maneira, ninguém vai dar falta dessas coisas; ninguém está vendo; Deus não se importa, ele sabe perfeitamente que o meu sonho de consumo sempre foi ter um cordão de prata, uns anéis e pulseira de ouro”.

O carnal sempre se justifica, além de tudo, é o maior defensor de si mesmo.

O que o Acã de nossos dias falaria hoje?
Exemplificar.
  • Que não há nada de errado em tranzar com a minha namorada. Deus sabe do meu forte instinto sexual; ele mesmo me criou assim!
  • Vou morar junto com o meu namorado, afinal de contas, nós já estamos transando a um tempão! Pra que casar? Se não der certo, fica mais fácil pra gente separar.
  • Porque devo ser totalmente honesto? Desse jeito nunca vou dar uma vida confortável para meus familiares.
  • Não tenho que contribuir! Na realidade Deus não esta interessado no meu dinheiro; além de tudo, o sustento dos meus filhos é mais importante.

Qual foi a consequência final do pecado de Acã?
A morte. V25
A morte é o salário do pecado. Todos os que vivem em pecado estão mortos espiritualmente.
Infelizmente temos de admitir que a igreja tenha muitas pessoas como Acã. Pessoas que não temem a Deus, muito menos amor a Ele.
No ultimo dia essas pessoas serão separadas dos filhos da Luz. O joio será separado do trigo, assim como o bode do meio das ovelhas.

O pagamento final do pecado é a morte eterna. Isto significa separação para sempre de Deus.

Conclusão.
  1. O Espírito Santo é a pessoa que o convence do pecado. Ele quer mudar o seu caminho, dar sentido à sua vida.
  2. Por meio do sacrifício de Jesus você pode remover o seu pecado e receber o perdão de Deus.
  3. O arrependimento é sua única saída.





Serra/ES – setembro de 2007

Pr. Ismael Filgueira

Comentários

  1. Uma ótima ajuda, para aquelas duvidas que atrapalham a leitura >< Obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “ Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7 A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo. MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novam