Pular para o conteúdo principal

ENTREVISTA SOBRE A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE


Em entrevista concedida à web rádiopazevida, o pastor Ismael Filgueira falou aberta e francamente sobre a teologia da prosperidade e seus desdobramentos desde o surgimento no Brasil até a atualidade. Ele também contou-nos do seu fascínio com essa teologia desde o inicio do seu ministério e como abriu os olhos a tempo de não sucumbir completamente.
O pr. Ismael além de pensador e pesquisador do fenômeno religioso/evangélico brasileiro tem se destacado nesses últimos tempos como eficiente pregador da graça de Jesus, anunciando o amor e o perdão incondicionais de Deus (diga-se de passagem, coisa rara nos dias de hoje). Ele acredita que a igreja evangélica brasileira vive um momento histórico muito perigoso, se desviando cada vez mais da simplicidade que há em Jesus e do evangelho da graça vivido e pregado pelo Senhor. Para ele, o maior culpado disto, é a teologia da prosperidade, que já contaminou quase toda esfera da igreja evangélica brasileira, seja em maior, ou menor grau.    
1.        Rádiopazevida. O que é a teologia da prosperidade?
Ismael Filgueira.   Não é fácil dar uma definição clara e única à teologia da prosperidade, pois não se trata de uma teologia sistemática ou mesmo com um escopo organizado. Porem, ela é muito fácil de ser identificada. Falando resumidamente e de um modo simples: É um conjunto de ideias que enfoca a prosperidade do homem. É uma hermenêutica materialista que busca somente os textos bíblicos que dão ênfase à benção, à cura, aos milagres, à riqueza e à conquista material.  Qualquer texto bíblico que não alimenta a ideia do “super-homem da fé” é descartado e ignorado. Eu poderia falar muitas outras coisas, mas isto que falei já nos dá uma noção do que seja a teologia da prosperidade.

2.       Rádiopazevida. Como e quando surgiu no Brasil a teologia da prosperidade?
Ismael Filgueira. Dizem que toda teologia nasce na Alemanha, estraga nos Estados Unidos e depois morre no Brasil. A teologia da prosperidade começou nos Estados Unidos e Surgiu no Brasil no final da década de 70 com a criação da IURD por Edir Macedo e da igreja da graça por R.R.Soares. Daí em diante a coisa foi se alastrando e ganhando força pelos quatro cantos do país.
Um nome muito importante que eu poderia também mencionar na história do surgimento da teologia da prosperidade no Brasil é do bispo Robert McAlister. Este talvez fosse o precursor e inspirador de Edir Macedo e R.R. Soares. Essa possibilidade entretanto, é negada veementemente pelos  membros da Igreja nova vida, fundada por  McAlister.
3.       Rádiopazevida. Houve alguém no inicio com voz de peso que tentou barrar no Brasil esse movimento?
Ismael Filgueira. Sim. Foi o pastor Caio Fábio que sempre pregou unicamente o evangelho. Ele, através da VINDE nas décadas de 80 e 90 promoveu diversos congressos para pastores e líderes, escreveu vários livros, publicou mensalmente a revista VINDE de grande circulação nacional. Mas nada deteve a teol. da prosperidade que cresceu como uma bola de neve.

4.       Rádiopazevida. Quais são hoje no Brasil os principais nomes ligados à teologia da prosperidade?
Ismael Filgueira. O principal nome indiscutivelmente é Edir Macedo, pai do neopentecostalismo brasileiro. R.R.Soares vem em segundo lugar. Temos ainda Robson Rodovalho da Sara nossa terra, Valdomiro Santiago da Mundial, Estavam Hernandes da Renascer, Rene Terra Nova do g-12, Silas Malafaia e milhares de outros espalhados por esse imenso Brasil.

5.       Rádiopazevida. Por que a teologia da prosperidade tem atraído cada vez mais seguidores?
Ismael Filgueira. Ela atrai as pessoas por ser altamente sedutora na sua proposta. Eu mesmo me seduzi por ela no inicio do meu ministério mergulhando fundo na leitura de livros como: “O nome de Jesus”, “Há poder em suas palavras”, “benção e maldição”, “Bom dia Espirito Santo”, “Como tomar posse da benção”, “A quarta dimensão” e muito mais. Ela seduz as pessoas por causa do seu mecanismo de funcionamento que é na base da troca, da barganha, da palavra positiva, do eu determino, do eu decreto, etc. Trocando em miúdos, ela atrai porque oferece coisas matérias. Oferece o céu aqui na terra livre de doenças, de pobreza, livre de sofrimentos. Essa é a sedução dessa teologia, que vai na contramão do evangelho de Jesus.
6.       Rádiopazevida. Como a teologia da prosperidade tem afetado a igreja brasileira?
Ismael Filgueira. Tem afetado tragicamente. O estrago feito é quase imensurável. Posso falar sem medo de errar que estamos vivendo um momento histórico pior que o vivido por Lutero na idade média. Naquele tempo, os donos da igreja vendiam as indulgencias. Vendia o perdão dos pecados, a salvação, a diminuição da pena no purgatório. Vendiam a permissão de entrar no céu. Vendiam pelo menos bênçãos espirituais. Hoje a coisa esta tão feia que os caras vendem mesmo é coisas materiais. A teologia da prosperidade criou uma divindade fascinada por dinheiro e que se move unicamente por dinheiro. Criaram uma divindade que somente abençoa, cura, liberta, prospera se receber dinheiro em troca. A graça não cabe na teologia da prosperidade. Por isso, que ela é incompatível com o evangelho.
7.       Rádiopazevida. O que você tem a dizer para pastores e líderes que pregam essa teologia? 
Ismael Filgueira. Que se arrependam e se convertam unicamente ao evangelho da graça de Jesus como Paulo escreve no capitulo um de Gálatas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “ Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7 A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo. MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novam