Em entrevista concedida à web rádiopazevida, o pastor Ismael Filgueira falou aberta e francamente sobre a teologia da prosperidade e seus desdobramentos desde o surgimento no Brasil até a atualidade. Ele também contou-nos do seu fascínio com essa teologia desde o inicio do seu ministério e como abriu os olhos a tempo de não sucumbir completamente.
O pr. Ismael além de pensador e pesquisador do fenômeno religioso/evangélico brasileiro tem se destacado nesses últimos tempos como eficiente pregador da graça de Jesus, anunciando o amor e o perdão incondicionais de Deus (diga-se de passagem, coisa rara nos dias de hoje). Ele acredita que a igreja evangélica brasileira vive um momento histórico muito perigoso, se desviando cada vez mais da simplicidade que há em Jesus e do evangelho da graça vivido e pregado pelo Senhor. Para ele, o maior culpado disto, é a teologia da prosperidade, que já contaminou quase toda esfera da igreja evangélica brasileira, seja em maior, ou menor grau.
1. Rádiopazevida. O que é a teologia da prosperidade?
Ismael Filgueira. Não é fácil dar uma definição clara e única à teologia da prosperidade, pois não se trata de uma teologia sistemática ou mesmo com um escopo organizado. Porem, ela é muito fácil de ser identificada. Falando resumidamente e de um modo simples: É um conjunto de ideias que enfoca a prosperidade do homem. É uma hermenêutica materialista que busca somente os textos bíblicos que dão ênfase à benção, à cura, aos milagres, à riqueza e à conquista material. Qualquer texto bíblico que não alimenta a ideia do “super-homem da fé” é descartado e ignorado. Eu poderia falar muitas outras coisas, mas isto que falei já nos dá uma noção do que seja a teologia da prosperidade.
2. Rádiopazevida. Como e quando surgiu no Brasil a teologia da prosperidade?
Ismael Filgueira. Dizem que toda teologia nasce na Alemanha, estraga nos Estados Unidos e depois morre no Brasil. A teologia da prosperidade começou nos Estados Unidos e Surgiu no Brasil no final da década de 70 com a criação da IURD por Edir Macedo e da igreja da graça por R.R.Soares. Daí em diante a coisa foi se alastrando e ganhando força pelos quatro cantos do país.
Um nome muito importante que eu poderia também mencionar na história do surgimento da teologia da prosperidade no Brasil é do bispo Robert McAlister. Este talvez fosse o precursor e inspirador de Edir Macedo e R.R. Soares. Essa possibilidade entretanto, é negada veementemente pelos membros da Igreja nova vida, fundada por McAlister.
Um nome muito importante que eu poderia também mencionar na história do surgimento da teologia da prosperidade no Brasil é do bispo Robert McAlister. Este talvez fosse o precursor e inspirador de Edir Macedo e R.R. Soares. Essa possibilidade entretanto, é negada veementemente pelos membros da Igreja nova vida, fundada por McAlister.
3. Rádiopazevida. Houve alguém no inicio com voz de peso que tentou barrar no Brasil esse movimento?
Ismael Filgueira. Sim. Foi o pastor Caio Fábio que sempre pregou unicamente o evangelho. Ele, através da VINDE nas décadas de 80 e 90 promoveu diversos congressos para pastores e líderes, escreveu vários livros, publicou mensalmente a revista VINDE de grande circulação nacional. Mas nada deteve a teol. da prosperidade que cresceu como uma bola de neve.
4. Rádiopazevida. Quais são hoje no Brasil os principais nomes ligados à teologia da prosperidade?
Ismael Filgueira. O principal nome indiscutivelmente é Edir Macedo, pai do neopentecostalismo brasileiro. R.R.Soares vem em segundo lugar. Temos ainda Robson Rodovalho da Sara nossa terra, Valdomiro Santiago da Mundial, Estavam Hernandes da Renascer, Rene Terra Nova do g-12, Silas Malafaia e milhares de outros espalhados por esse imenso Brasil.
5. Rádiopazevida. Por que a teologia da prosperidade tem atraído cada vez mais seguidores?
Ismael Filgueira. Ela atrai as pessoas por ser altamente sedutora na sua proposta. Eu mesmo me seduzi por ela no inicio do meu ministério mergulhando fundo na leitura de livros como: “O nome de Jesus”, “Há poder em suas palavras”, “benção e maldição”, “Bom dia Espirito Santo”, “Como tomar posse da benção”, “A quarta dimensão” e muito mais. Ela seduz as pessoas por causa do seu mecanismo de funcionamento que é na base da troca, da barganha, da palavra positiva, do eu determino, do eu decreto, etc. Trocando em miúdos, ela atrai porque oferece coisas matérias. Oferece o céu aqui na terra livre de doenças, de pobreza, livre de sofrimentos. Essa é a sedução dessa teologia, que vai na contramão do evangelho de Jesus.
6. Rádiopazevida. Como a teologia da prosperidade tem afetado a igreja brasileira?
Ismael Filgueira. Tem afetado tragicamente. O estrago feito é quase imensurável. Posso falar sem medo de errar que estamos vivendo um momento histórico pior que o vivido por Lutero na idade média. Naquele tempo, os donos da igreja vendiam as indulgencias. Vendia o perdão dos pecados, a salvação, a diminuição da pena no purgatório. Vendiam a permissão de entrar no céu. Vendiam pelo menos bênçãos espirituais. Hoje a coisa esta tão feia que os caras vendem mesmo é coisas materiais. A teologia da prosperidade criou uma divindade fascinada por dinheiro e que se move unicamente por dinheiro. Criaram uma divindade que somente abençoa, cura, liberta, prospera se receber dinheiro em troca. A graça não cabe na teologia da prosperidade. Por isso, que ela é incompatível com o evangelho.
7. Rádiopazevida. O que você tem a dizer para pastores e líderes que pregam essa teologia?
Ismael Filgueira. Que se arrependam e se convertam unicamente ao evangelho da graça de Jesus como Paulo escreve no capitulo um de Gálatas.
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