Pular para o conteúdo principal

A cura da cegueira do casamento


A cura da cegueira do casamento
Marcos 10.46-52



Introdução
·         A Bíblia é um livro fantástico. Em toda a Bíblia encontramos lições de vida para ser aplicada em qualquer área.
·         Em se tratando de família e casamento não é diferente. A Palavra de Deus é rica em orientações.
·         O texto de marcos 10.46 a 52 trata da cura da cegueira de um homem chamado Bartimeu. Suponhamos que esse cego ilustra um tipo de casamento.
·         Vejamos o que podemos aprender e aplicar no casamento, a partir desse milagre extraordinário que Jesus realizou.

1.      A vida do cego Bartimeu antes de conhecer Jesus.
 “cego sentado à beira do caminho”. V46
·         Viver a beira do caminho é estar à margem. Margem da felicidade, do propósito de Deus e de uma vida plena e cheia de realizações.
·         Há pessoas que não se incomodam em viver desse modo. Parecem estar confortadas permanecendo à beira do caminho.
·         Todos quando se casam traçam um caminho a seguir. Tem sonhos, objetivos, planos. Isto é uma coisa natural e necessária.
·         Com o tempo são jogadas, ou se deixam jogar e ficam à margem, à beira do caminho sentadas.

2.      O que o cego fez quando Jesus estava passando?
Ele deu um grito de socorro: “Jesus, Filho de Davi, tenha misericórdia de mim”. V47

·         Tenha misericórdia do meu casamento. Salva o meu casamento. Tenha misericórdia da minha família, do meu lar, da união que construí.
·         É impressionante como existem pessoas que vivem em meio ao caos, à ruína, o casamento sendo destruído e não gritam pelo socorro do mestre, não buscam ajuda.

·         Você não pode deixar o barco afundar sem ao menos gritar por socorro. Certa vez uma mulher cristã perguntou ao seu pastor se ainda valia a pena fazer campanha de oração pelo seu marido que não era crente e muito problemático.

·         Faça tudo que você possa fazer para salvar o seu casamento. Grite pelo nome de Jesus.

3.      As pessoas o repreendiam para que se calasse. V48
·         São pessoas que não acreditam que Deus pode fazer um milagre na sua vida.
·         Há muita gente pessimista, com uma mentalidade medíocre, que não dá o devido valor ao matrimonio. Você não pode dar ouvido a pessoas que não entendem o valor que Deus dá ao casamento, e que não conhecem o Seu poder transformador.
·         Veja que o cego, mesmo enfrentando oposição, insistiu chamando pelo nome de Jesus. Ele não desistiu.

Ilustração: a experiência de minha mãe.

4.      O cego largou a capa e se colocou de pé. Mudança de postura. V50
·         As pessoas casadas precisam largar a vida de solteiro.

·         Casamento não é brincadeira, é coisa séria. As coisas mudam muito quando deixamos de ser solteiro. Lembro-me que na semana que antecedeu o meu casamento com Jane, eu vivi uma crise de transição.
A alegria da aproximação do casamento às vezes se misturava com o medo da nova responsabilidade que eu teria que assumir. Mais tarde descobri que essa experiência é muito comum, principalmente entre os rapazes.

·         Há uma crença enganosa, entre as pessoas solteiras, mais entre as moças, de que o casamento será um salto para a liberdade, emancipação dos pais. Isto é pura ilusão. Não estou com isso dizendo que casamento é prisão.

·         A questão é que a vida de casado exige uma nova postura, mais responsabilidade, prestação de contas um ao outro, incluindo marido à mulher.

Ilustração: jovem que sonhava casar, mas não parava em nenhum emprego.

5.      Jesus perguntou: “O que você quer que eu lhe faça”. V51a.
O que vocês querem que eu faça pelo casamento de vocês.

6.      O cego respondeu: “Mestre, eu quero ver.” V51b.
a)      Quero me ver.
·         Muitos casamentos estão sendo desfeitos porque os casais não olham para si mesmos.
·         Você precisa pedir a Deus que abra os seus olhos para si ver. Onde você esta? O que você esta fazendo? Como você se encontra?

b)      Ver meu casamento.
·         Olhe para o seu casamento, veja com carinho aquilo que foi formado com amor. Será que o seu casamento esta cumprindo o propósito de Deus?

c)      Meus erros.
·         É tão fácil dizer o erro dos outros, ver onde o cônjuge esta errando, suas falhas.
·         Veja o seu próprio erro, reconheça onde você esta errando. O que você pode fazer para melhorar o seu casamento.

d)      Ver as oportunidades.
·         Os Casais quando estão em crise tem a tendência de olhar somente para as coisas ruins que esta acontecendo.
·         Não fique cego com a crise. Peça ao Senhor para abrir a sua visão para enxergar as possibilidades que existem ao seu redor.
·         Minha esposa e eu já enfrentamos muitas dificuldades juntos. Várias delas, por causa do ministério, outras não. No final, saímos fortalecidos.

e)      Ver as qualidades do meu cônjuge.

·         Às vezes só valorizamos as pessoas importantes que temos na vida quando as perdemos.
·         Infelizmente muitos homens descobriram que tinham ótimas esposas, mulheres dedicadas ao lar e aos filhos, após desfazerem o casamento.
·         Algumas mulheres só reconheceram o quanto o marido era bom, homem esforçado, fiel, companheiro, quando tudo já estava acabado.

Concluindo.                                                                              
1.      Disse Jesus, “a sua fé o curou”. V52.
·          O propósito de Deus para o seu casamento é que ele seja curado.
·         Deus não o criou para viver à margem do caminho. Não foi da vontade de Deus que você se casasse para viver infeliz.
·         Pare um pouco, e deixe o Senhor curar a cegueira do seu casamento, que o tem impedido de ver tantas coisas bonitas e boas na vida e na sua família.

2.      Como reconhecer um casamento curado? V52.
a)      É um casamento que recuperou a visão.
b)      É um casamento que segue Jesus pelo caminho.


Serra/ES, Dezembro de 2007.
Pr. Ismael Filgueira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HÁ DE ERRADO COM O "ENCONTRO COM DEUS".

Participei pela primeira vez do “encontro com Deus” (retiro espiritual) em agosto do ano 2000. A partir de então participei ativamente de vários encontros trabalhando, orando e ministrando para as pessoas que participavam pela primeira vez (encontrista). Logo de imediato pude perceber algumas falhas teológicas e outras de organização. Porem, não tive condições de fazer alguma coisa, pois o sistema era fechado, não permitindo que opiniões fossem dadas. Naquela época eu era apenas o professor da escola dominical e líder do grupo de louvor. Com o passar do tempo me tornei pastor. Cansado de enviar os irmãos de nossa igreja para os encontros de outros pastores, passei a liderar nossos próprios encontros. Finalmente pude fazer algumas mudanças que sempre achei necessária, mas encontrei dificuldades, pois a “visão” é muito fechada. Minha esposa e eu formamos uma equipe e realizamos vários encontros. Levamos um total de centenas de pessoas para esse retiro. No entanto, deixando de

QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA? - esboço

Mt 16. 24-26 ·          Que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Talvez esta seja a pergunta mais difícil de ser respondida. ·          Com essa pergunta Jesus confronta e mostra o contraste que existe entre a vida terrena (materialidade) e, a vida com Deus (espiritualidade). ·          O pregador em Eclesiastes 2. 24 apresenta-nos um relato resumido do que consiste a existência humana do ponto de vista puramente humano. “ Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho”. ·          O pregador de Eclesiastes ainda diz que o homem pode fazer o que quiser na vida, qualquer coisa. Mas, ele finaliza no capitulo 11. 9 “ ... porém, de todas essas coisas, Deus te pedirá contas ”. ·          Davi quando estava na caverna fugindo de Saul fez a seguinte oração: “ Tira a minha do cárcere...” sl 142. 7 A prisão da alma no cárcere pode ser qualquer situação que o mantenha cativo. MAS, AFINAL, O QUE É A ALMA?

Meu marido quer separar de mim! (carta)

Bom dia pastor Ismael. Começo dizendo a vc do meu desespero pois eu nao sei oque fazer,meu marido quer si separar de mim diz que nao sente mais amor. e eu estou completamente desesperada,to perdida sem chão,eu estou frequentando a restauração mais nao converso com ninguém la,nao tenho discipuladora,na verdade nao tenho ninguém nem família,a unica pessoa que eu tenho na vida e ele.  pastor ele comecou a ficar diferente desde que eu fiz um coisa no cabelo,ele passou a me olhar diferente,e tambem desde que comecou a fazer faculdade,ele eh muito influenciável meu marido ele ve alguns de seus amigos solteiros,ou com namoradas de carro ou fazendo faculdade parece assim quer dizer,eu tenho sentido que agora sou pouco p ele sabe.e cada dia ele se afasta mais,nao me toca mais como mulher de uns dias pra ca. ele disse sabado que queria se separar,entao eu chorei muito e disse a ele que deus ia ajeitar tudo,ele disse que deus nao ia fazer ele voltar a gostar de mim ou me amar novam